sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Despejado

Um dos maiores escândalos financeiros da História recente do Brasil acabou de ter um capítulo curioso: o banqueiro Edemar Cid Ferreira, antigo dono do falido Banco Santos, teve que cumprir uma ordem judicial de despejo, incidente sobre essa mansão de gosto altamente duvidoso aí ao lado, na qual vivia no elegante bairro do Morumbi, em São Paulo. O imóvel é avaliado em mais de 60 milhões de reais.
Gente rica não pagar suas contas é trivial (neste país, pagar conta é coisa de pobre). Mas surpreendente é ver um rico inadimplente se dar mal por causa disso. Ainda que reversível, em tese, a decisão judicial foi cumprida por um Edemar obediente e carregando só uma malinha.
Se eu estivesse lá, daria um trocado para ele comprar, ao menos, um compreto para matar a fome. Já os antigos clientes do Banco Santos (entre eles o Banco da Amazônia!), que viram seu dinheiro desaparecer no ar e estão no prejuízo até hoje devem ter uma opinião diferente.

3 comentários:

Ana Miranda disse...

Eu arrumaria um cantinho para ele em Teresópolis, Petrópolis ou Nova Friburgo. Antes das chuvas...

Anônimo disse...

Bem, desculpe-me, mas não concordo com o " ver um rico inadimplente se dar mal....". O cara deu um calote de bilhões, dificilmente recuperáveis, e a Justiça ainda permite que continue a morar na mansão? Não, Yúdice, ele não se deu mal, em absoluto. Continua milionário.
Assim como o Lalau , que cumpre placidamente sua pena naquela mansão que possui. Ou seja, o cara deu um rombo de 169 milhões, não pagou o que surrupiou, mas ninguém consegue tomar a casinha do Lalau para ressarcir o erário.
Tem bem uns 5-6 anos que esse pulha, o Edmar, continua a usufruir da fortuna desviada dos incautos, e nem o "aluguel" ele paga?
By the way, acho também que já é hora de ser revisto esse "dogma" de que a casa é bem impenhorável, etc, etc.
O cara tem uma mansão dessas, e alega que é bem de família? Uma casa de 60 milhões de reais? Ora, ora, ora.
Ele que vá morar num apartamento de quarto e sala, ou numa casa no Jardim Heliópolis.

Kenneth Fleming

Yúdice Andrade disse...

Há umas mansões ameaçando desabar por lá, também. Ele ficaria bem numa delas.

De fato, Kenneth, no geral ele se deu muitíssimo bem. Meu comentário era restrito ao fato, em si, de ter que deixar a casa. Mas a própria reportagem sugere que ele confia num breve retorno. Se assim for, mesmo a minha limitada premissa se perde.