sábado, 1 de janeiro de 2011

Posse


Umas caretas estranhas...
 Pessoalmente, fico satisfeito quando vejo um governante passando a faixa ao seu sucessor, sem que os dois sejam politicamente alinhados. O gesto é importante para a democracia, embora em muitos casos possa ser apenas isso, mesmo: um gesto.
Para consumo público, Ana Júlia e Simão Jatene respeitaram o verniz social. Paralelamente, gente que ocupará cargos do primeiro escalão já vinha declarando, nos últimos dias, que serão feitas devassas nas ações do governo anterior e que as irregularidades serão encaminhadas a quem de direito, inclusive para fins criminais.
Quer saber? Du-vi-de-o-dó, como diria a minha avó. Acredito, por minha conta e risco, que existe um pacto não escrito entre essa gente, na base do uma-mão-lava-a-outra. Nenhum gestor que assume entrega os podres do antecessor. E não porque não existam, e sim porque alguma conveniência recomenda que não se mexa em certos vespeiros. Principalmente nos que vão continuar. Vocês já viram devassas assim acontecendo? Force a memória, mas será em vão.
E eu gostaria muito, mas muito mesmo, que elas acontecessem. Porque, em minha opinião de cidadão, nenhum delinquente deveria ficar sem punição. Mas sempre há os interesses em jogo, e raramente os nossos.
Eu me prometera não fazer reclamações ao menos neste primeiro dia do ano, mas aqui neste Estado não vejo nada para comemorar. Aliás, muito pelo contrário.

4 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Muito bom, amigo. Também não vejo nada para comemorar. A empáfia voltou.

Arthur Laércio Homci disse...

Meu amigo, se esses "quem de direito" foram os Tribunais de Contas, a piada fica ainda mais divertida!

Anônimo disse...

Vcs nãoinaginam obate boca da Nah Julia comuma psdebista na descida do palco, foi tanto palavrão que a Gregorio Matos Guerra ficaria livido.

Anônimo disse...

Pelo menos vamos ver se as contas públicas voltam a ficar em dia...