sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pastel

É óbvio que eu sei que ele é tudo menos alimentação saudável, a começar pelo fato de ser fritura. Que ele faz subir todos aqueles índices que devem ser mantidos baixos. Mas não adianta mentir para mim mesmo, ficar me enganando, tentando dizer que nunca na vida gostei de pastel*. Quem não aprecia um pastelzinho crocante, quentinho e sequinho?
Pelo segundo ano consecutivo, São Paulo está realizando um concurso para escolher o melhor pastel da cidade. Eu não me importaria nem um pouco em ser jurado de um concurso desses. Ainda mais se fôssemos avaliar outros sabores, além do de carne, que é mesmo o meu favorito.
Infelizmente, aqui em Belém não se encontra um bom pastel, que tenha recheio de verdade, em vez de ser apenas aquele montinho que escorre para baixo. Saudade do pastel que comi, há alguns anos, no Shopping Itaguaçu (São José, SC), cuja forma lembrava um sapato, de tão recheado.
O jeito é nos contentarmos com os pasteizinhos de sabores variados que se come lá em Icoaraci ou então com o pastel de vatapá do restaurante Brasileirinho.

PS Pastel de forno não tem a mesma graça.

* Paráfrase da canção Pão doce, gravada por Adriana Calcanhotto em seu primeiro disco.

2 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Fritura, urgh!, não é comigo.

Yúdice Andrade disse...

Fazes muito bem, Fred.