quinta-feira, 16 de setembro de 2010

E Lula está em Belém

Entrei na sala, hoje cedo, e fiz uma brincadeira sobre a possibilidade de os alunos irem dar um abraço no barbudinho após a aula. Houve uma reação por parte de uns tantos, denotando menosprezo. Parece que estariam mais dispostos a atirar ovos, se pudessem.
Apenas sorri. São tão jovens e passionais! Será que realmente pararam para pensar, algum dia, sobre o papel que Lula ocupa e que a História deste país lhe reserva? Ou será que apenas esboçaram uma reação tipicamente classe média, esnobando acriticamente o sujeito? Gostando ou não dele, esses são questionamentos plausíveis. Gostando ou não dele, não há quem possa negar que se trata do mais famoso e querido presidente que esta República já teve. Não há ninguém que possa mudar isso, porque fatos são fatos.
Podemos discutir o quanto há de discurso, de mistificação ou mesmo de charlatanismo na aura santificada de Lula (atenção: estes termos não expressam a minha opinião pessoal; é apenas um exercício retórico). Mas quantos aos fatos, não há o que fazer.
Um pouco da história do Brasil está acontecendo esta noite em Belém.

7 comentários:

Ana Miranda disse...

Que pena que vocês não ficaram com ele aí para vocês; hoje ele está ou estará ainda, não sei, aqui em Juiz de Fora. Pensei em enterrar um ovo, mas...

Yúdice Andrade disse...

Não faças isso, Ana! Tirando todos os defeitos, Lula é um cara legal. E se ficasse entre nós, seria muito bem tratado. Belém já votava em peso nele antes de sua primeira eleição. Aqui ele teria um lar, se quisesse.

Anônimo disse...

Que isso caro amigo, lulaste de vez? agora só falta te habilitares ao Bolsa Fome.
Abraço.
Adolfo Alves.
Obs. tens razão na história da republica ele já entrou de forma definitiva, do Pau de Arara em Garanhuns ao palacio do Planalto e uma trajetória fantástica. Além do que a capacidade de descolamento que ele tem e incrível, nada do que aoposição tenta cola na criatura.

Luiza Montenegro Duarte disse...

Minha aposta é que a repulsa não decorre da idade e sim do meio. Os médio classistas que há muito já passaram da juventude reagem com a mesma ira.

Anônimo disse...

Não tenho nada contra o Lula. Considero-o uma pessoa bastante interessante (complexa). Acredito que ele seja uma pessoa bem intencionada, e não só bem intencionada, ele age. Os programas do bolsa família,o Prouni, são bons. Dão perspecitiva de um futura para as pessoas que não possuem nada.
Esse discurso de dizer que o bolsa família cria pessoas preguiçosas é uma falácia, pois as pessoas precisam ainda lutar para conseguir algo mais, o valor não é suficiente para sustentar uma família, mas sim auxiliá-la.
O grande problema do Lula é a falta de ética reinante em seu governo.
Se fizermos uma comparação com a corrupção dos tempos da cassação do Collor (que fique bem claro: não suporto esse elemento. Não estou defendendo-o de forma alguma, mas apenas fazendo um comparativo), aquilo foi pequeno perto do que se vê hoje.
Não sei se foram os tempos que mudaram ou se foi a falta do PT na oposição que deu margem para todo o tipo de patifaria no governo.
Justiça seja feita, nenhum partido faz oposição melhor do que o PT.
A fiscalização da coisa pública era muito mais efetiva. Parece que apenas esperaram para chegar ao poder e agirem como todos os outros.
Bom seria se outro partido fizesse as vezes do PT na oposição, mas que fosse algo sincero e não apenas da boca para fora.

Anônimo disse...

Não acho que a oposição do PT tenha sido a melhor. Era uma oposição sistemática, indo contra tudo e todos. Votaram contra que hoje, utilizam em sua plataforma projetos eleitoral.
Tenho contra o Lula, o mesmo que tenho contra Ditadores. É inegável que o Presidente tenha se unido com o mais podre da política brasileira; utilizado da maquina pública de forma criminosa e propagandista, típico de joseph goebbels.
Não podemos, em minha honesta opinão, deixar nossa ideologia e opiniões do governo passado nos cegar do perigo adiante.
Qualquer um que faz besteira deveria ser removido do poder pelo voto, de forma a mostrar que a desonestidade não é tolerada.
Uma democracia é mais do que o poder de voto.

Yúdice Andrade disse...

Penso que Lula é uma das melhores expressões da ideia de "líder carismático", Adolfo. Ela tem uma história sofrida e baixa instrução, mas é um homem inteligente, esperto que doi, um gênio na interação política. É um tapa na cara de quem pensa que só os intelectuais paulistas merecem chegar ao topo. Só por isso ele já merece a minha admiração.

E mediante argumentos engraçadíssimos, Luiza: Lula é comunista!!!
Ahahahahahahahahahah

Das 24h03, concordo com você: o grande senão no governo Lula são os inúmeros e gravíssimos escândalos de corrupção, que a meu ver bastam para eliminar qualquer mérito. Não à toa, Dilma não passou perto de ganhar o meu voto. Não se trata dela em si, mas da coligação com o PMDB. Isso não dá.

Das 23h09, na boa, isso muito engraçada essa comparação entre Lula e o nazismo. Perdão, mas não dá para levar a sério.