sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Zodíaco

Sei que muita gente vai se aborrecer comigo por causa desta postagem, mas às vezes sinto vontade de dar um tempo no verniz social e no politicamente correto, para externar sem ressalvas minhas impressões sobre certos assuntos. Não à toa, o título deste blog menciona "arbítrio". Então vamos lá.
Se tem uma coisa que me faz repensar minha opinião sobre uma pessoa é quando ela, em meio a uma conversa saudável, na qual alguém mencione gostos ou hábitos, se sai com a célebre pergunta: qual é o seu signo? Com base na resposta, o indivíduo pretende analisar a pertinência dos meus atos ou por que sou como sou. Fala muito sério...
Tenho aversão a astrologia, que escrevo propositalmente com letra minúscula, porque não é uma ciência. Chamá-la de pseudociência já é uma concessão e tanto. Recordo-me que, anos atrás, a revista Superinteressante dedicou uma matéria de capa ao tema e acabou produzindo uma das mais criticadas reportagens de sua história. Incontáveis leitores ofendidíssimos repudiaram o que consideraram um artigo preconceituoso e radical. E a intenção da revista era revelar o óbvio: astrologia não tem o menor fundo científico e não se pode criar perfis comportamentais com base, apenas, na data de nascimento de um ser humano. Recordo-me, inclusive, de um questionamento pertinente: por que o signo é definido com base no nascimento e não na fecundação, que é quando o ser começa a existir? As pretensas respostas foram viajantes.
O símbolo: um homem com uma enorme
serpente entre as pernas. Astrologia
nunca me enganou...
E eis que, de repente, o astrônomo Parke Kunkle, do Minnesota Planetarium Society, disse à revista Time que o signo astrológico é determinado pela posição do Sol por ocasião do nascimento e, como os astros mudam de posição, o zodíaco também muda, já mudou e tudo agora está diferente. Em consequência, surge um 13º signo, o Ophiuchus ou Serpentário. Na verdade, não se trata exatamente de uma novidade, mas de uma correção, eis que o tal signo já existiria e apenas fora deixado de lado quando essa baboseira toda começou a ser sistematizada.
O fato é que, para encaixar o 13º signo, as datas foram reorganizadas e, com isso, é muito possível que você tenha mudado de lugar. Eu, por exemplo, nascido em 10 de julho, deixo de ser de câncer1 para me tornar gêmeos2.
O novo zodíaco fica assim:

Capricórnio: de 20 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário: de 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: de 11 de março a 18 de abril
Áries: de 18 de abril a 13 de maio
Touro: de 13 de maio a 21 de junho
Gêmeos: de 21 de junho a 20 de julho
Câncer: de 20 de julho a 10 de agosto
Leão: de 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: de 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: de 30 de outubro a 23 de novembro
Escorpião: de 23 a 29 de novembro
Serpentário: de 29 de novembro a 17 de dezembro
Sagitário: de 17 de dezembro a 20 de janeiro

As consequências disso são imprevisíveis. Imagine o sujeito que, até ontem, gostava de café e de basquete e agora terá que gostar de chá de limão siciliano e de marcha atlética. Coitados dos psicólogos, que numa sessão atenderam um paciente tímido e inseguro e, na sessão seguinte, toparão com um cara firme e determinado.
Mas divertidas mesmo são as tentativas dos astrólogos de explicar por que nada mudou. Mas eu não vou acompanhar esse debate. Por razões óbvias. Enquanto isso, já tem gente na Internet dizendo que Kunkle deve morrer.

1 Quarto signo do Zodíaco, governado pela Lua. Os cancerianos "trazem muita energia positiva, possuem grande intuição e nível emocional. Possuem uma memória excelente, se lembram de mínimos detalhes, que para muitas pessoas se tornam esquecidos. Também são muito consideráveis e gostam de ajudar pessoas que precisam de sua ajuda. A cor tradicional do signo de Câncer é o azul e o cinza." In: http://www.mistico.com/p/horoscopo/cancer.html

2 Terceiro signo do Zodíaco, governado por Mercúrio. "É um signo masculino e é considerado um dos mais juvenis de todos os doze signos do Zodíaco. Possuem corpos e mentes hábeis. O signo de Gêmeos, representa a necessidade de ser ativo. Possui grande astúcia e é por isso que são reconhecidos como o signo da comunicação. É importante etar com a mente e o corpo em constante estimulação e movimento. A energia de ambos, físico e mental, precisam estar em perfeito equilíbrio. A cor tradicional do signo de Gêmeos é o amarelo." In: http://www.mistico.com/p/horoscopo/gemeos.html

10 comentários:

Anônimo disse...

Cara, você não entendeu nada mesmo da astrologia. Como ficam os políticos, que se expressam em "linguagem de horóscopo", aquela que todos gostam?

Kenneth

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Mudou totalemnte a minha vida. Afffffffffff...
Yúdice, caríssimo AMIGO, eu, retardada como sou, esqueci-me completamente de lhe dar os parabéns lá no seu texto do dia 13.
É a idade, não repare.
Desejo a você e a Polyana "trocentos" anos de muita felicidade matrimonial, pessoal, emocional, sexual, financeiro, paternal e todos os "als" mais!!!!
E acredite, é possível chegar ao
30º aniversário de casamento feliz e morrendo de tesão e paixão pelo (a) companheiro(o).

caio disse...

Nunca levei astrologia à sério. Adorei essa notícia, por esse ponto! Quero ver a desculpa dos astrochatos...

Estou listando, do alto da minha alta nerdice, o que mais será afetado... as doze estrelas da bandeira do Uzbequistão... a música disco "Zodiacs"... os Cavaleiros do Zodíaco - por sinal, eu curtia o cavaleiro do meu signo "antigo" (Aquário), e achava o do meu "novo" (Capricórnio) justamente um dos mais chulés do desenho, tsc tsc... - o filme Zodíaco (do David Fincher)... a composição "Tierkreis", do maestro Karlheinz Stockhausen...

caio disse...

Ja achei algumas desculpas... hehe

http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/ninguem-vai-mudar-de-signo-864780.html

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&section=Mundo&newsID=a3175929.htm

http://pt.euronews.net/2011/01/15/astrologos-negam-alteracao-do-horoscopo/

Yúdice Andrade disse...

Talvez os políticos acabem gostando disso, Kenneth. Para eles, quanto mais complicado, melhor.

Depois me contas o que foi que mudou, Ana. E obrigado pelas felicitações. Tomara que nossa vida siga mesmo do jeito que sugeres.

Seria legal se algum site humorístico nos apresentasse as mudanças nos setores que mencionas, Caio. Não sou engraçado e não tenho o menor talento para ideias assim, por isso gostaria que alguém as desenvolvesse para nós.

Jean Pablo disse...

Bem que estava me sentindo estranho.

Deixei de ser um visionário aquariano para me tornar um reacionário capricorniano.

Estou começando a temer.

Abraços

Anônimo disse...

Eu não vou mentir: sempre dei uma olhadinha no horóscopo. Coisa de menina, né??? É lógico que eu questionava (e ainda questiono) mts coisas sobre o assunto, mas não poderia negar que alguns pontos me pareciam relevantes.
Creio que muita gente usa de 'picaretagem' com revelações astrológicas, mas tb acredito que existam pessoas que levem o estudo sobre o assunto a sério.
Um dia desses descobri um site onde o autor me pareceu sensato. Gostei da forma como ele coloca a 'pseudociência' (rsrsrs). Se vc tiver um tempo e não achar que é uma asneira sem fim, leia! Leia principalmente o rol dos mais vistos.

https://yuzuru.wordpress.com/2007/03/15/meu-signo-combina-com-o-dele/

ps. Li um comentário que a mudança só vale para os nascidos de 2009 em diante.

Anônimo disse...

Estou gostando disso, Yúdice. Vc tem que ser vc mesmo realmente. Ultimamente também tenho visto que não adianta ficar dando uma de diplomático só para fazer os outros felizes. O mais importante é nós mesmos estarmos felizes. Claro, isso não implica em ser mau, apenas vc mesmo.

Com relação ao horóscopo e astrologia, vejo como qualquer outro tipo de estudo, ou seja, sempre há aqueles que acabam distorcendo as coisas ou fantasiando algo para conseguir chamar a atenção. No final, o que eles realmente conseguem é apenas afastar as pessoas e causar aversão ao assunto.

Mas falando por mim mesmo, não nego que vejo muitas relações fáticas em alguns estudos. Obviamente não sou nenhum fanático. Melhor dizer eclético. Apenas gosto de saber um pouco mais sobre as coisas antes de criar minha opinião. E, para minha surpresa, sempre acabo por ver alguma relação positiva entre elas. O que muda é a forma de lidar.

No entanto também não gosto nem um pouco dessas pessoas que porque estudam isso ou aquilo querem forçar vc a acreditar que elas estão certas, como se fossem profetas. Eles que procurem outro para enganar. Eu não.

Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Depois me contas o que mudou, Jean.

Não te prometo ler essa abordagem, das 22h53, mas agradeço a indicação. Outros leitores podem se interessar.

Passei a questionar o que me afligia, Alexandre. E percebi que não faço apologia de nada. Então vou abrir a boca!

31193200 disse...

A VERDADE SOBRE O 13º SIGNO

Recentemente, apareceu no “mercado americano” o 13º “signo” que os astrônomos chamam de Serpentário. Na realidade, Serpentário não é um signo e sim uma constelação que está entre Escorpião e Sagitário. No meu livro CONHEÇA A ASTROLOGIA PARA MELHOR SE CONHECER publicado pela Editora Baraúna lanço uma nova teoria sobre o zodíaco como sendo o próprio campo magnético terrestre ORIGINADO na FORMAÇÃO DA TERRA e IMUTÁVEL. Logo, se existiu sua influência ela foi incorporada às de Escorpião e Sagitário, ou então ela estava fora da eclíptica (caminho do Sol).