terça-feira, 17 de abril de 2007

Cerveja, suor e sangue

Gilberto Dimenstein acerta novamente. Em interessante artigo, o grande jornalista apresenta dados estatísticos que relacionam o consumo de bebida alcoólica a episódios de violência e a acidentes de trânsito. E não perde a oportunidade de criticar a própria imprensa, que o mais das vezes age sem responsabilidade e estimula comportamentos socialmente danosos. Eis um aperitivo:

Uma série de estudos demonstra que, no Brasil, os jovens bebem cada vez mais e, ainda por cima, começam mais cedo. É simplesmente risível imaginar que eles teriam mais cautela apenas ouvindo aquela rápida frase de alerta depois do sensualíssimo anúncio com mulheres estupendas.
É uma covardia: de um lado, os milhões gastos para relacionar sensualidade, beleza e juventude à bebida e, de outro, os chatos, apresentados como moralistas, com suas estatísticas. Não é uma questão de moralismo. É bélica.

Leia também a pensata do mesmo autor, que acrescenta à discussão o papel das celebridades, quando agem como divulgadores de produtos nocivos à saúde.
Minha irrestrita aprovação.

Um comentário:

Anônimo disse...

E a minha também.
Bjs.