domingo, 8 de abril de 2007

150 anos de Espiritismo


Tomando por base o lançamento de O Livro dos Espíritos, o Espiritismo completa 150 anos em 2007. Uma exposição comemorará o acontecimento — no Brasil, é claro, ou seja, São Paulo. Apesar da origem na França, é o Brasil que possui o maior número de espíritas: 2,3 milhões, segundo o Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE.
A mostra Espiritismo 150 Anos contará a história da religião e de suas personalidades, além de destacar fenômenos espíritas, com uma previsível atenção especial a Chico Xavier, mais respeitado médium brasileiro, desencarnado aos 92 anos em 2002. Outro destaque é para Eurípedes Barsanulfo, o "Apóstolo da Caridade", médium de cura do Triângulo Mineiro.
Até hoje incompreendido e perseguido pela turma do não-vi-e-não-gostei — movimento que ganha força com certos segmentos religiosos nitidamente sectários —, e prejudicado também por muita gente atalhada, que usa o nome do Espiritismo para coisas que nada têm a ver com ele, essa exposição é de grande importância para as pessoas que, livres de miseráveis preconceitos pessoais ou assimilados, podem conhecer, criticar e aprovar ou não, com o indispensável conhecimento de causa.

Serviço:
"Espiritismo 150 Anos", exposição do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM)
Data: 21.4.2007, de 9h às 21h30
Local: Centro de Exposições Imigrantes — Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 — São Paulo/SP
Telefone: (11) 5067-6767

Adendo:
Perfil do leitor que compra o livro espírita
No caso específico do leitor declaradamente espírita, seu perfil reflete o próprio perfil do espírita informado pelo Censo do IBGE: maioria feminina — 59%, com grande concentração urbana — 98% e com alto índice de escolaridade (11 ou mais anos de estudo) — 59%.
Há ainda um imenso número dos chamados simpatizantes (não-espíritas, vinculados a religiões diversas) do Espiritismo que lêem obras espíritas. Estes apresentam perfis um pouco distintos, mas em certa medida aproximam-se do que foi descrito para o adepto espírita.

Um comentário:

Ivan Daniel disse...

É uma pena a exposição ficar só em São Paulo. Em Belém a União Espírita Paraense, junto com o jornal maiorânico, está lançando uma edição especial do Livro dos Espíritos. Toda quarta-feira desse mês de abril é só comprar o jornal e com mais cinco reais ganha o livro. Pra quem não tem ainda o livro é uma ótima oportunidade.