sexta-feira, 13 de abril de 2007

Sexta-feira 13

Bem vindos à primeira sexta-feira 13 do ano. Só haverá outra, em julho. Metáfora do azar, para uns, e da sorte, para outros, não passa mesmo de um dia comum — exceto para quem se deixe influenciar pelos próprios mitos e viva um dia de azar ou sorte, porque assim entendeu que fosse. Mas hoje à noite passarei prova para uma de minhas turmas e isso, talvez para alguns, seja motivo mais do que suficiente para ter medo, muito medo (slogan do filme A mosca, versão de David Cronenberg, 1986).
Por falar em filme e em medo, aqui vai uma listinha de filmes de terror ou suspense que valem a pena. Por favor, não me critiquem. Não entendo nada de cinema; eu apenas gosto ou não gosto. Vai aí o que gosto, na ordem em que me lembrei:
1. O exorcista (versão do diretor) — um ícone; não dá para não citar.
2. Carrie, a estranha — fantástica concepção de Brian de Palma para o livro que tornou Stephen King um homem respeitado e rico. Destaque para a cena da morte da mãe megera.
3. O exorcismo de Emily Rose — na verdade, um filme de tribunal versando sobre fé. Por que coloquei nesta lista?
4. O silêncio dos inocentes — outra figurinha carimbada. O que é Hannibal Lecter, meu Deus?! Aquele sibilar de serpente entrou para a História.
5. Alien, o oitavo passageiro — o tête a tête da protagonista com o monstro é inesquecível.
6. A bruxa de Blair — somente o original, por favor. Terror psicológico muito bem criado, mas só para quem entendeu a proposta.
7. Hellraiser — magnífica criação da mente doentia de Clive Barker, infelizmente com continuações fracas ou ruins. Maravilhosos cenobitas (sou fã do Pinehead) e configurações de lamentos. A proposta da simbiose entre prazer e sofrimento que caracteriza o inferno é genial. E você tem que querer.
8. Entrevista com o vampiro — 200 anos suavemente contados em duas horas de projeção. Neil Jordan não nos deixa sentir o tempo passar. I want more!
9. Cabo do medo (versão de Martin Scorsese, 1991) — Robert de Niro marombado, tatuado e assustador. E eu sou advogado...
10. Seven — final surpreendente, a revelar um roteiro inteligente. Só me revolta a insistência das pessoas em compará-lo aos gratuitamente sanguinolentos Jogos mortais.

Na Wikipedia, pode-se encontrar uma lista de filmes por gênero — exígua, mas bacana. É só complementar com seus próprios prediletos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, apesar de não gostar muito do gênero - minha mulher adora, o que é motivo de briga todas as vezes que vamos à locadora - alguns dos títulos indicados realmente valem a pena.
Eu acrescentaria à lista a trilogia "A Profecia", sobre a história do filho de Satan (um clássico do gênero).
Gosto muito de "Entrevista com o Vampiro". O livro da Anne Rice também é bacana.

Anônimo disse...

Yúdice, minha sexta-feira 13 vai ser mais leve... Acabo de locar "O Diabo veste Prada" para assistir com a minha sobrinha. Boas lembranças as suas, adoro a "Entrevista" e "O Silêncio". Um brinde à supertição quando traz diversão, não é?!

Mudando de assunto, olha só essa notícia: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2007/04/13/pessoa_mais_velha_do_mundo_e_uma_brasileira_que_sofre_de_fome_751504.html

Um abraço,

Lu.

Ps: Acho que não cabe vírgula na segunda frase do post.

Carlos Barretto  disse...

Eu acrescentaria nesta lista "O Bebê de Rosemary" de Roman Polansky.
Conheci o prédio onde foi filmado.
"Noir" e aterrorizante.
Abs

Yúdice Andrade disse...

Caro Francisco, de "A profecia" só vi aquele remake recente, que não é lá grandes coisas. Falta assistir à versão original, provavelmente a qual te referes.
Barretto, não me queira mal, mas nunca vi "O bebê de Rosemary". É desses filmes imprescindíveis que, por diversas razões, você acaba não vendo. Mas de antemão sei que ele merece figurar em qualquer lista. Assistirei, com certeza. Só não sei quando.
Embora não me interesse por comédias, vi "O diabo veste Prada" no cinema e achei muito bom. Tua diversão está garantida. E obrigado pela indicação.

Anônimo disse...

Surpreende-me ver você fazendo uma lista dos 10 mais de filmes, ainda mais uma lista de terror, que gosto tanto, mas você nem tanto. Esqueceste de A Profecia, mas é razoável por conta daquela remake que vimos. E quanto ao Bebê de Rosemary, temos em casa, lembra?

Yúdice Andrade disse...

Por que a surpresa? Eu gosto de cinema, de enquetes e de listas. Logo, natural que, eventualmente, apresente alguma. O problema de "A profecia" é esse mesmo e o de "O bebê de Rosemay" é que ainda não vi. Só vi "O bidê de Rosemary", na inesquecível TV Pirata.

Anônimo disse...

A sugestão do Flanar é terrível, realmente. E ainda conheceu o lugar? Pelo amor de Deus. O filme é tenebroso.
Bjs.

Anônimo disse...

Yúdice, a versão de "A Profecia" a que me refiro efetivamente é a original. A mais recente, eu não vi.
Abraços e boa semana.