segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Data marcada

Enfim, temos o dia: 12 de setembro. Nessa data, estreará no Brasil Ensaio sobre a cegueira, o novo filme de Fernando Meirelles, em sua carreira internacional. Se você prestar atenção nos links à direita desta página, verá que há um para o diário de produção do filme.
Este não é um blog sobre cinema e os motivos do meu especial interesse no filme em questão dizem respeito a sua origem (ser uma adaptação da obra de meu escritor favorito, José Saramago, que até então rejeitava terminantemente a ideia de esse seu romance ser adaptado para as telas), ao diretor (considero uma honra que o Brasil tenha em Fernando Meirelles um representante entre os grandes cineastas mundiais, o que pode ajudar a divulgar as produções nacionais), à atriz principal (adoro Julianne Moore) e, sobretudo, ao tema: o romance e, consequentemente, o filme exploram uma natureza humana cruel e desoladora, que aflora em um momento de grande perplexidade e medo.
Ensaio sobre a cegueira é, evidentemente, uma metáfora sobre a alma humana, capaz de pensar e fazer tantas coisas más e sem sentido, como todos nós sabemos muito bem.
Finalmente, a cegueira vem chegando.

Nenhum comentário: