quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Horror na intimidade do lar

Uma estatística para estarrecer aqueles que têm sangue nas veias: de cada quatro idosos internados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS), um sofreu agressão. 25%. Esses crimes horrorosos têm como autores membros da própria família ou pessoas contratadas para tomar conta das vítimas. Em qualquer situação, trata-se de uma covardia inominável, que hoje pode ser penalmente punida através da caracterização de tortura, com pena cominada de 2 a 8 anos de reclusão.
O fato revela o que já disse por aqui em outras ocasiões: vivemos em uma sociedade de psicopatas, à caça apenas de uma oportunidade para dar vazão a sua crueldade. Isso se percebe pela natureza das vítimas: quando crianças ou idosas, são indefesas perante seus agressores, às vezes incapazes até de pedir socorro, mais tarde, quando um parente chega. E se é verdade que a esmagadora maioria dos delitos é cometida por homens, sobretudo em se tratando de práticas violentas, nos casos de agressão deste tipo, descortina-se a perversidade feminina, guardada em mulheres franzinas e aparentemente inofensivas. É de meter medo em qualquer um.
Qual será a sensação de agredir uma pessoa, especificamente devido a sua indefensividade? Isso é maldade, no sentido mais puro da palavra. E merece uma resposta à altura, não apenas das autoridades, mas das famílias, principalmente se a covardia nasceu dentro dela.

2 comentários:

Anônimo disse...

[...] O fato revela o que já disse por aqui em outras ocasiões: vivemos em uma sociedade de psicopatas, à caça apenas de uma oportunidade para dar vazão a sua crueldade. [...]

Vivemos numa sociedade de vagabundos, não de psicopatas. Essas pessoas, que pra mim são coisas, só existem porque não há punição nem justiça eficaz. E a mesma coisa acontece com os animais, que assim como crianças e idosos, também são indefesos e acabam sofrendo ainda mais atrocidades. Em circos com animais, por exemplo, há tantas atrocidades, tanto sofrimento, que toda a fantasia da diversão circense se torna vermelha de sangue aos meus olhos. Por este e outros motivos parei de comer quaisquer tipos de carne há quase sete anos. Mas, retornando ao primeiro assunto, na análise fria dessa situação, vejo que o significado desses acontecimentos serve para termos ciência de quão podre o homem é capaz de ser. O que é amargamente devastador aos nossos princípios. Ainda mais quando se conhece quão maravilhoso um homem pode ser, quantos sentimentos bons podem preencher seu coração, quantas coisas boas ele pode fazer com suas mãos nesta fagulha da nossa existência chamada vida.

Lamentáveis abraços,
Alexandre (Cps/SP)

Yúdice Andrade disse...

O que me impressiona, Alexandre, é como uma pessoa passa tão facilmente de uma condição dócil para a violência mais covarde. Basta pensar que ninguém está olhando. Claro que isso não é uma mudança de personalidade, mas apenas o aflorar de uma maldade latente. Aliás, é isso mesmo que me impressiona: como pessoas más conseguem esconder quem são.
Vigiar sempre!