quarta-feira, 13 de agosto de 2008

La Bohème

Desde que foi criado o festival de ópera, este será o primeiro ano em que não assistirei a nenhum espetáculo. Não por falta de vontade, claro, ainda mais por se tratar de Giacomo Puccini (meu autor de óperas predileto, sobretudo por causa de Turandot) e sua La Bohème, de 1896, uma de suas obras primas, que troca o universo da realeza e da magia por um universo de gente comum, trabalhadores e intelectuais paupérrimos cujo objetivo não era conquistar o mundo, glórias ou tesouros, mas poder pagar o aluguel.
Não será desta vez que verei Mimi, tuberculosa, cantando em extrema virtuose. É que, além de 2008 ser o "Ano de Puccini", é também o ano de Júlia e precisamos priorizar certas coisas, certo?
Quem for à ópera (o festival estreia hoje), delicie-se e, se possível, depois me conte. Bom espetáculo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito exagero. Muito mesmo. Desse jeito você não vai a lugar algum. Se você gosta mesmo de ópera e de Puccini, não custa nada deixar a Júlia com a mãe, com a tia, com a vó, com a sogra ou seja lá quem for (responsável, é claro), e não jogue fora esta oportunidade excelente. Reflita e vá!
Afinal, o pai não faz nada: não amamenta, não nina, não troca fralda, não lava roupa etc.
(Depois não se arrependa. Ter filhos não é se anular).

Yúdice Andrade disse...

Olha, anônimo, eu até ia explicar que minha desistência é uma escolha, motivada pelo fato de que minha esposa também gostaria de ir, mas não pode, e eu prefiro ficar com ela e coisa e tals. Mas depois de ler que "o pai não faz nada"... Melhor não dizer nada. É aquela história das pérolas.

David Carneiro disse...

Yúdice,

A ópera foi maravilhosa. Principalmente o texto do primeiro ato quando Rodolfo e Mimi se conhecem =). A produção deixou um pouquinho a desejar, mas, no mais tudo de bom. Você já viu Madame Buterfly? Um grande abraço!

Yúdice Andrade disse...

Obrigado pela informação, David. Quanto às carências da produção, há anos que esse defeito vem sendo sentido. Os cenários, principalmente, têm deixado a desejar. A meu ver, o festival esta perdendo fôlego. A menos que alguém surja com uma proposta séria. E invista.
Vi a montagem paraense de "Madame Buterfly" mas, apesar de ser de Puccini, não gostei da ópera em si. Esse foi um exemplo de produção ruim, com um cenário bem ordinariozinho.
Abraços.