quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Habeas bode

Meu amigo, não é piada: na República Democrática do Congo, a polícia prendeu diversos elementos, sob a acusação de venda ilegal de bodes em beira de estrada. Meus conhecimentos de Direito Comparado não chegam ao ponto de eu saber explicar por que vender bodes na beira da estrada constitui crime. Isso já é estranho. Mas o verdadeiramente pitoresco dessa história é que os bodes também foram presos, acusados de envolvimento na própria venda! Levados a uma prisão em Kinshasa, seriam levados a um tribunal para julgamento.
Felizmente, o vice-ministro da Justiça, Claude Nyamugabo, encontrou os presos numa visita de rotina ao presídio e mandou liberá-los. Atribuiu a prisão à falta de conhecimento jurídico dos policiais. Um alívio, sem dúvida.
Merece destaque o fato de ninguém saber explicar que penas poderiam ser impostas aos bodes, caso condenados. Se me permitem uma sugestão, carne de bode é uma delícia.
O lado dramático dessa história é a constatação, feita pela imprensa internacional, de que as prisões do Congo não servem nem para animais. E isso, definitivamente, não é piada.

Nenhum comentário: