domingo, 5 de abril de 2009

Diante do uirapuru

Vi, esta noite, no Theatro da Paz, a encenação de O uirapuru, mais recente espetáculo da Cia. Teatral Nós Outros, cujo serviço você encontra aí ao lado, no "Jabá fraterno".
Bairrismos à parte, o espetáculo é uma delícia e merece ser visto por você e suas crianças. Sim, é um espetáculo infantil, de temática bem paraense: as aventuras do caboclo Manduca, que cumpre a promessa de libertar o seu uirapuru cantador e por isso se vê em apuros com a voluntariosa noiva Jacira, a quem prometera o bichinho de presente. No meio do caminho, ele tem contas a acertar com o Curupira e a Caninana, além de cruzar com uma turista estrangeira prá lá de afetada.
Peço desculpas pela má qualidade das imagens, mas respeito profundamente a regra segundo a qual não se leva câmeras fotográficas para dentro de um teatro com restrições ligadas a sua preservação física. Uma vez lá dentro, saquei o celularzinho, que sequer tem flash, e fiz os registros para ilustrar esta postagem. Juro que não danifiquei nenhuma pintura!
Na primeira imagem, temos uma visão do cenário, logo no começo da encenação, com os músicos atuando ao vivo (uma das características da companhia). Na segunda, vemos a cena em que as duas cobras grandes Caninana (à esquerda) e Norato lutam pela vida do protagonista, que escapa porque o vencedor é Norato, do bem.
Cumprindo uma ótima iniciativa do governo do Estado (sim, elas existem!), as portas do Theatro da Paz foram abertas para grupos locais e, de quebra, como em todas as noites havia gratuidades para crianças atendidas por projetos educativos, essa foi uma oportunidade para que crianças e seus acompanhantes entrassem, pela primeira vez, no mais importante e imponente teatro paraense. Por isso, não faltaram fotos na escadaria do salão principal.
A companhia encerrou sua passagem pelo Da Paz, mas continuará exibindo O Uirapuru no Teatro Experimental Waldemar Henrique, como você pode verificar aí no serviço.
Não perca. Vá ao teatro. E me convide.

Nenhum comentário: