domingo, 19 de abril de 2009

Anna e a ressocialização

Anna Cláudia Lins de Oliveira foi minha colega de turma, nos saudosos tempos de UFPA. E agora encontrou o blog, deixando este adorável comentário em relação à postagem "Alta costura", aí embaixo:


É com satisfação que visito teu blog e além de ler diversas matérias interessantes a que me chamou a atenção é justamente esta por se tratar do tema tratar sobre o meu trabalho atual. Estou na direção do projeto fábrica esperança há quase dois anos e também trabalhamos com costura, mas em escala industrial, ainda não criamos conceito de moda, mas já temos plano para isso. Hoje estamos empregando, com carteira assinada e direitos trabalhistas garantidos quase 300 homens e mulheres egressos e albergados do sistema penal em Belém, além de apoiar as suas famílias. Também compomos o conselho da comunidade de Belém e em maio iremos trabalhar com internas do CRF, o que me deixa bem entusismada, pois começaremos um processo de ressocialização ainda dentro dos presídios. Já temos um grupo de mulheres familiares de egressos, chamado RETALHOS DE ESPERANÇA que trabalha com customização de roupas e acessórios, aliás utilizam, muitas vezes os "rejeitos de produção", isto é as sobras dos tecidos não utilizados.
Ah... também tem o projeto AGUAPÉ aí do TJ, capitaneado pelo Dr. Cláudio Rendeiro, que é um juíz lutador e incansável e nosso parceiro também.Visite nosso site: http://www.fabricaesperanca.org.br/ e veja nossas ações.

Parabéns, Anna, e todos os demais envolvidos nesses importantes projetos, essenciais para se enfrentar um dos problemas mais duros de nossa sociedade desigual. E enfrentar como deve ser: com denodo e compromisso. Considerando os temas de interesse do blog, as informações que trazes abrem um novo leque de opções, para nos aprofundarmos no assunto e, até mesmo, para eu recomendar a meus alunos que desejem produzir trabalhos sobre o sistema penitenciário. Sempre há vários.
Um abraço e sucesso.

Nenhum comentário: