quarta-feira, 15 de abril de 2009

De volta às galés


Ontem, seres humanos eram açoitados para embarcar nos navios que os levariam como escravos a outros países. Mas o tempo passou e nos civilizamos. Não há mais necessidade de violência nos meios de transporte, certo? Quase.
A imagem aí ao lado não é nítida porque, devido ao movimento dos braços, não se percebe o que está acontecendo. Mas a cena é o flagrante de um agente da SuperVia, empresa concessionária do transporte ferroviário do Rio de Janeiro, desferindo um soco contra um passageiro, ao mesmo tempo em que um colega usa um chicote para atingir outro. Isso tudo porque algumas pessoas estariam impedindo que as portas da composição se fechassem. Vale lembrar, contudo, que o cidadão comum não tem culpa se o serviço é deficiente e os trens vivem lotados, muito menos é responsável pelas questões trabalhistas dos agentes pugilistas, que andam anunciando uma greve para os próximos dias.
Se a moda pega, já posso imaginar sujeitos vestidos de laranja chicoteando os passageiros dos ônibus de Belém do Pará. Afinal, eles reclamam tanto...

Nenhum comentário: