sexta-feira, 17 de abril de 2009

Alerta aos pais

Parece ser uma prática extremamente rotineira colocar o bebê para dormir na cama, junto com os pais. Tal prática, além de suprir carências emocionais dos pais, não da criança, explicadas o mais das vezes como uma forma de compensar a ausência ao longo do dia , também atende a uma conveniência: fica mais fácil atender o bebê se ele chorar de madrugada. É o retrato da vida moderna: a ânsia por comodidades, ainda que isso implique em certas consequências nocivas, que são incertas e imperceptíveis até que efetivamente surjam.
Minha esposa jamais quis colocar nossa filha para dormir conosco e eu, acolhendo sua argumentação, nunca insisti. A pediatra nos falou que já atendeu muitos casos de crianças feridas devido a acidentes na cama, com os pais. Ela mesma jamais atendeu a um caso desses que tenha resultado em óbito, mas sabe que ocorrem. Ainda que seja a palavra de uma pessoa com experiência, muita gente nos criticou, considerando-nos exagerados. Antes assim, penso eu.
Veja, então, esta notícia:

Bebê morre asfixiado na cama com os pais em GO
Uma menina de 4 meses morreu asfixiada na madrugada desta quinta-feira, enquanto dormia junto com os pais em Ipameri, a 214 km de Goiânia (GO). Vitória Rodrigues Martins estava deitada no meio da cama, e sua morte só foi percebida no começo da manhã, quando sua mãe a pegou para amamentar.

"O pai acordou de madrugada para trabalhar e não percebeu nada de estranho. O bebê não chorou nem tossiu, não se mexeu", disse o delegado Vitor Manuel Marin, titular da delegacia da cidade.
A polícia vai aguardar o resultado do exame cadavérico para apurar se a criança morreu sufocada pelo corpo dos pais ou pelas cobertas. Havia na casa mais duas crianças, irmãs da vítima, que dormiam no mesmo cômodo, mas em cama separada. "A casa era bem humilde, mas bastante familiar. Não há denúncia nem nada que desabone os pais. Tudo indica que foi uma fatalidade", disse Marin.
O delegado ainda não sabe se os pais podem ser indiciados por homicídio culposo (sem intenção de matar). "A investigação está começando, é cedo para falar qualquer coisa", disse. (Terra)

Com certeza, quaisquer que tenham sido os motivos para colocar a criança na cama com os pais (pode ter sido até necessidade: ausência de espaço e de um berço), o fato é que eles não pensaram que um gesto tão simples poderia ter consequências tão funestas. Agora, não adiantam explicações e minimizações.
Imagino a dor desses pais, que com certeza estão chocados com o ocorrido e especialmente atingidos pela culpa própria. Estes fatores conduzem a que, no plano do Direito Penal, os dois não venham a ser processados por homicídio culposo. A isso chamamos de perdão judicial. Apesar do nome, o perdão é estabelecido pela própria lei, ficando a cargo do juiz apenas constatar se a hipótese é mesmo daquelas em que as consequências do delito atingem pessoalmente os agentes.
Espero que essa família fique em paz.

Nenhum comentário: