quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fraternidade e segurança pública — parte II

Foi realmente muito proveitosa a primeira noite de nosso seminário "Fraternidade e segurança pública", realizado no auditório do CESUPA ontem. Falo como participante de uma das duas mesas, mas também como plateia. Foi um grande prazer estar lá, levando alguma reflexão especialmente para nossos alunos, assim como escutar os demais expositores inclusive o renomado Padre Bruno Secchi, com sua fala doce e comovente, que já me enternecia 17 anos atrás, quando calouro de Direito, assistindo a palestras voltadas para temas sociais.

Acredito que, para os acadêmicos presentes, foi útil e valoroso. Mas não apenas para eles. A exposição que o Cel. Costa Jr. fez sobre o "Projeto Segurança Cidadã", que já começou a ser implementado, lançou uma luz sobre a tal nova polícia a que se refere a publicidade do governo do Pará. Não se trata de apenas mais uma promessa ou maquiagem, mas uma meta pensada com carinho por policiais realmente comprometidos com a corporação a que servem e com a segurança pública.

Se o que vimos ontem realmente sair do papel, teremos a nossa melhor oportunidade de reverter o caos de medo e crime em que vivemos faz tempo. E quem sabe, finalmente, o poder público comece a promover as mudanças estruturais na sociedade, de que precisamos para que o crime seja combatido em seu nascedouro.

Como disse o coronel, coordenador do projeto, o cidadão comum não conhece o funcionamento do poder público. Verdade. Nós, supostos indivíduos bem informados e atuantes, também não conhecemos. No máximo, sabemos identificar falhas e vícios e tacar pedras. Mas atuar proativamente é outra história.

Para mim, pessoalmente, foi uma noite enriquecedora.

3 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice,
Conheço o plano estadual de segurança cidadã que está no site do governo estadual e particularmente gostei muito. No entanto, acredito que entre planos e práticas há um abissal caminho a ser superado. Acredito que ainda vou ver os planos de Direitos humanos todos sairem do papel e tranformarem-se em políticas públicas concretas. Um dia... Um dia...pode até ser os filhos, dos filhos dos meus filhos, pois precisamos ser firmes, fortes e vigilantes AGORA!
Ass: Anna Lins

David Carneiro disse...

Yúdice,

Para mim foi uma noite especial. Primeiramente pela oportunidade de ouvir alguns dos maiores mestres das nossas universidades, como você, e também por deixar o modesto recado do meu movimento, a Rede de Cidadania. Sobre o Segurança Cidadã, tive a honra de acompanhar o nascimento do projeto quando trabalhei para o professor Jean François. As lutas ainda serão profundas e dolorosas, mas uma semente certamente foi plantada.

Um grande abraço,

David.

Yúdice Andrade disse...

Imaginava que escreverias alguma coisa sobre o tema, Anna, já que estamos na tua praia. Ainda vamos conversar mais a respeito.

David, foi muito bom te escutar, considerando que até então tivemos apenas contatos virtuais, apesar de sermos absolutamente apaixonados por uma pessoa em comum (nossa Erika). Espero que seja a primeira de muitas oportunidades.
Obrigado pelo elogio.