terça-feira, 31 de agosto de 2010

Quatro anos de arbítrios

Um ano. Comemorava a qualidade dos comentaristas e debochava de meus próprios projetos de ser escritor. Um pouco mais de 20 mil acessos.
Dois anos. Comentários sobre as aniversariantes da família e novos números do blog. Mais de 66 mil acessos.
Três anos. Uma declaração sobre o prazer proporcionado pelo blog e um pouco de ironia. Não houve menção às estatísticas.
Nesta terça-feira, o Arbítrio do Yúdice completa quatro anos de existência. Quem diria... Agora são 3.562 postagens (incluindo esta), mais de 218 mil acessos e um sem número de comentários, pois estou sem um contador para isso. Há 38 seguidores ostensivos, além daqueles que volta e meia deixam seus comentários assinados, permitindo que os reconheça como os amigos que fiz ou que reencontrei graças a este opinioso diário virtual.
É o momento de agradecer ao Pedro Nelito e ao Frederico Guerreiro, que tanto me estimularam a criar o meu próprio blog e até se ofereceram a me ajudar com o uso do Blogger, caso eu precisasse (não sabiam que eu podia explorar a esposa!). E de reconhecer que muita coisa mudou por aqui. Não apenas no layout, mas sobretudo nas pautas e na forma de abordá-las. As temáticas político-partidárias e culturais foram transportadas para o Flanar, onde tento estar à altura de um grupo seleto, culto e engajado. O autoproclamado arbitrário hoje se sente no dever de ser menos ferino em suas observações. E isso pela constatação de que não me sinto à vontade com a hipótese de ofender pessoas. As críticas mordazes estão cada vez menos associadas a destinatários específicos. Encaro isso como um traço de serenidade que, talvez, eu consiga alcançar um dia. Tomara.
Espero que continuemos mais um tempo por aqui, contando com a generosa amizade de vocês.

6 comentários:

Ana Miranda disse...

E eu só posso dizer que o acaso me trouxe até seu blog, mas seus textos me obrigam a ficar.
Adoro lê-lo, e é com muito prazer que vivo palpitando por aqui!!!
Parabéns pelo excelente e atrativo blog!!!

Luiza Montenegro Duarte disse...

Parabéns, professor. Faltou mencionar que o Arbítrio influenciou o surgimento de novos blogs, como o meu, e tenho certeza que não é o único!
E sim, a tolerância é um presente da maturidade! hehe.
Abraços e vida longa ao Arbítrio!

Yúdice Andrade disse...

Felizmente, Ana, voltaste a estas plagas virtuais! Bom contar contigo.

Tu me dás uma responsabilidade grande, Luiza. Mas se te inspirei, então tenho do que me envaidecer, no bom sentido. Porque ajudei a permitir que mais gente conhecesse tuas ideias.

Edyr Augusto disse...

Parabéns, Yúdice. Estou com você quase todos os dias.
Abs
Edyr

Yúdice Andrade disse...

Meus agradecimentos, Edyr. Forte abraço. E de abraço sei que entendes.

Frederico Guerreiro disse...

Eu é que agradeço pelo Arbítrio.
Abraço, amigo.