sexta-feira, 22 de abril de 2011

Marcante paladar

O Remanso do Peixe é um restaurante que dispensa apresentações e, definitivamente, não precisa do elogio deste humilde blogueiro. Sua trajetória, desde que nem tinha nome e recebia uns minguados clientes de cada vez na sala da residência familiar, por sinal, é marcada pela propaganda boca a boca, feita por glutões entusiasmados, que sempre atestaram o sabor maravilhoso do que serviam. Aí veio o reconhecimento, notadamente a eleição como melhor peixaria da cidade, ano após ano, pela Veja Belém (única publicação da Veja que realmente merece ser lida).
Após uma temporada sem ir lá, hoje decidimos almoçar na companhia de d. Carmen, aproveitando a presença de amigos de fora, que não conseguem esquecer aquela farofa de ovo inigualável.
Examinei bem o cardápio e, vencendo as dúvidas habituais, decidi experimentar o pirarucu defumado no leite de coco, que é servido com banana da terra e castanha-do-Pará, ingrediente este que pedi para ser suprimido, porque detesto castanhas. Veja ao lado a apresentação da iguaria.
Quando pus a primeira garfada na boca, senti um impacto duvidoso. Como todos sabem, comida defumada tem um sabor muito forte, puxando para o salgado, tendência que se intensifica na carne do pirarucu. Mas degustando com mais atenção, aproveitando o leite de coco suave, fui-me deliciando.
O paladar intenso do peixe defumado é quebrado pela doçura da banana da terra (adoro a combinação salgado-doce) e o resultado é uma experiência nova, que só provando para saber. Penso que é um prato para se amar ou não gostar. Não cabe meio termo ali.
Na próxima, eu pedirei o pirarucu normal no leite de coco, mais para variar do que por rejeição à versão defumada. Sim, é um prato muito saboroso, digno de quem busca prazeres que extrapolam a simples necessidade que temos de nos alimentar.
Experimente*.

* Como há quem logo se faça essas perguntas, o prato custa 66 reais e serve muito bem uma pessoa. Pode ser dividido por dois comedores razoáveis, principalmente se pedirem uma porção da deliciosa farofa de ovo (9 reais), mas um comilão não ficaria satisfeito só com a metade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara es um glutão , o prato do Remanso da para duas pessoas com folga. A dica no entanto é super valida.Esqueceste de avisar que na 25 ficara pronta até julho a nova casa , muito maior e melhor localizada.

Yúdice Andrade disse...

O prato que um dos casais presentes pediu dá, com folga, para duas pessoas. Este, de pirarucu, vem num recipiente menor e mais raso. Comê-lo sozinho não faz de ninguém um glutão e, além disso, é normal que o deleite da boa comida proporcione alguns exageros.
O Remanso do Bosque, como será chamado, aproveitando o nome do vizinho da frente, será comandado pelo filho dos donos do primeiro restaurante e, para não competir com os pais, terá peixes, mas será focado num cardápio diferente.

marcio farias disse...

Meu caro, Yudice, quanto tempo!Só num feriadão como esse pra poder comentar no teu blog, que é excelente.Puxa, deu água na boca esse pirarucu...ainda bem que amanha tem um bacalhau aqui em casa.Também uma delícia, ainda mais acompanhado de um bom vinho tinto.Um forte abraço, Márcio Farias.P.S. Não entendi porque não gostas de castanhas do pará, acho que numa farofa dá certo.

Ana Miranda disse...

Saudades do tempo em que eu morava no Pará..
Senti agora o gostinho de "peixe no saco", nunca vi esse prato em nenhum outro lugar.
Só achei caro pra caramba esse seu prato, e se serve muito bem uma pessoa, eu, que sou uma gulosa, comeria sozinha...

Yúdice Andrade disse...

Caríssimo Márcio, é tudo uma questão de papilas gustativas. As minhas realmente não toleram castanhas de nenhuma espécie.
Grande abraço e volta sempre.

E eu, que moro aqui, nunca vi o tal "peixe no saco", embora tenha uma ideia do seu preparo.
De fato, o restaurante mencionado não é barato.