sexta-feira, 8 de abril de 2011

Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas

FORUM DE BELLAGIO PARA A CRIAÇÃO DA
UNIVERSIDADE MUNDIAL DE SEGURANÇA
E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS NAÇÕES UNIDAS
BELLAGIO – ITÁLIA
4 A 8 DE ABRIL DE 2011

DECLARAÇÃO DE BELLAGIO

Os Participantes do Forum de Bellagio, reunidos em Assembléia no Rockefeller Foundation Bellagio Center, em 7 de Abril de 2011, tendo em conta as conclusões decorrentes das apresentações e debates realizados durante o Forum de Bellagio, firmam a presente DECLARAÇÃO:

Primeiro: A criação de uma Universidade, como centro de excelência acadêmica e de análise científica, é essencial para o progresso das políticas de segurança e desenvolvimento social, bem como para a eficácia dos instrumentos de prevenção e controle das varias formas de crime, conflitos e violência, no atual contexto global.

Segundo: O Relatório completo do Forum de Bellagio, incluindo as apresentações, debates e conclusões, será publicado mencionando os seguintes aspectos:
1. Elementos básicos do conceito de segurança, à luz do desenvolvimento social, para a proteção dos direitos humanos e aprimoramento das instituições;
2. Sugestões de estratégias para as atividades da Universidade;
3. Diretrizes para a cooperação, troca de informações e obtenção de fundos para as práticas de ensino, treinamentos e pesquisas a serem implementadas pela Universidade.

Terceiro: Os Participantes do Forum de Bellagio manifestam integral apoio à proposta de estabelecer no Brasil a sede central da Universidade, considerando que esta proposição constitui programa do Governo do Brasil, nos termos das Convenções, Principios e Normas aprovadas pelas Nações Unidas.

Quarto: A criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas se insere nas Metas do Milênio que os Paises Membros das Nações Unidas se comprometem a atingir até 2015.


Quinto: A Coordenação do Forum de Bellagio sugere entendimentos tendentes à realização de um Segundo Forum, no Rio de Janeiro, como contribuição ao aperfeiçoamento do Projeto da Universidade que será encaminhado pelo Governo do Brasil à Organização das Nações Unidas.

Sexto: Os Participantes do Forum de Bellagio, constituindo um Grupo Internacional de Experts na matéria, colocam-se à disposição do Governo do Brasil para dar suporte técnico e científico ao processo de elaboração para a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas.

Bellagio, Itália, 7 de Abril de 2011.
 
A proposta é brasileira e foi encampada. O mestre Zaffaroni foi um dos votos favoráveis.

2 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Enquanto isso, um cotovelo incha em Higienópolis.

Yúdice Andrade disse...

Não sei como esse cotovelo conseguiu suportar a artrose devastadora dos últimos anos, Francisco. É o cotovelo highlander!!!