quarta-feira, 6 de setembro de 2006

As dez doenças mais bizarras do mundo

A revista Mundo Estranho deste mês (Editora Abril, edição 54, agosto/2006, pp. 20/21) publicou a relação das dez doenças mais estranhas do mundo, com base em pesquisa realizada pelo jornal australiano Sydney Morning Herald. Avisa que há profissionais sérios investigando as causas e buscando uma cura. São elas:

Cegueira emocional (perda da visão por décimos de segundo após ver imagem forte, especialmente de conteúdo pornográfico).

Síndrome da redução genital ou koro (distúrbio mental que faz a pessoa crer que seus genitais estão desaparecendo). Pode ser contagiosa. No Brasil, registrou-se um caso em que o paciente tentou suicídio.

Síndrome de Riley-Day (mutação genética que acarreta incapacidade para sentir dor). As vítimas não se protegem de acidentes e em geral morrem antes dos trinta anos, por causa de ferimentos.

Maldição de Ondina, ninfa das águas da mitologia pagã européia (perda da capacidade respiratória). A vítima pode se esquecer de respirar e morrer.

Pica (compulsão por comer coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo, etc). Mais comum em grávidas e crianças. Pensou besteira, né?

Síndrome de Alice no País das Maravilhas (distorção visual que faz a vítima crer que objetos próximos estão desproporcionalmente minúsculos).

Síndrome da mão estranha (decorrente de lesões ou cirurgias cerebrais, a mão da vítima age involuntariamente, mas conserva a capacidade de executar ações complexas, como abrir zíperes).

Síndrome de Capgras (após sofrer desilusão com pessoas próximas, a vítima passa a crer que estas foram sequestradas e substituídas por impostores). A vítima pode achar que ela mesma ou objetos inanimados foram substituídos por cópias exatas.

Síndrome do sotaque estrangeiro (após lesão nas áreas do cérebro responsáveis pala linguagem, a vítima passa a falar com sotaque estrangeiro). Na verdade, trata-se de mera impressão de que se escuta um idioma estrangeiro.
E a que, na minha opinião, é a pior de todas, a Síndrome de Cotard: "Depressão extrema,
em que o doente passa a acreditar que já morreu há alguns anos. Ele acha que é um cadáver ambulante e que todos à sua volta também estão mortos. Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo. Na fase final, a vítima deixa até de dormir e sua ilusão pode efetivamente virar realidade."

Faltou nessa lista a fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP), dano genético que faz com que os músculos esqueléticos do corpo e os tecidos conectivos passem por uma metamorfose e se transformem em osso, travando progressivamente as articulações e tornando os movimentos impossíveis. Em bom português, a vítima ganha um segundo esqueleto por cima dos músculos. Saiba mais clicando aqui.
Arre!

5 comentários:

Unknown disse...

Caramba!
Enquadro diversos políticos em algumas dessas patologias...rs

Bruno Soeiro Vieira disse...

Valha-me Deus, Nossa Senhora !
Um amplexo professor.
Bruno

Frederico Guerreiro disse...

Uma contestação: a tal de Maldição de Ondina é canelada pura. Ninguém pode morrer simplesmente esquecendo de respirar. O diafragma e os intercostais possuem movimentos involuntários, comandados pelo bulbo cerebral. Quando paramos de respirar voluntariamente, o bulbo reconhece o aumento de gás carbônico durante o processo de hematose pulmonar e força o cérebro a emitir impulsos nervosos aos músculos referidos. Com isso, voltamos a respirar ofegantes para repor o oxigênio e restabelecer a troca gasosa.
Mais correto seria dizer que a tal doença ataca o bulbo e causa parada cárdio-respiratória. Seria bem menos raríssimo.

Um aditamento: a Sindrome do I don't know - o sujeito é o líder de uma quadrilha de ladrões e, quando pegos em flagrante delito, diz que não sabia de nada.
Essa, nem tão rara assim.

Yúdice Andrade disse...

Juvêncio: tentei imaginar quais seriam as doenças que acometem os políticos. A síndrome de Capgras é ótima para eles: "eu não roubei; foi a minha cópia impostora!"; "se não votar em mim, você não é você, mas um impostor!"
Bruno: é de meter medo, de fato.
Fred: dei a informação como a encontrei, mas achei tua explicação bem fundamentada. Vou procurar me informar melhor. Quanto à síndrome do I don't know, creio que a vemos diariamente.

Unknown disse...

exato.... essa doença da maldiçao de ondina, ataka as funçoes do bulbo.... que avisaria ao seu corpo quando voce precisaria de mais O2 no sangue, assim a pessoa fica serm respirar involuntariamente, até uma possivel morte...

Bruno