segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Cabanagem virtual

Detesto jogos eletrônicos. Mas não pude deixar de louvar a ideia abaixo, noticiada na coluna "Repórter Diário", do Diário do Pará de hoje:


O curso de Engenharia da Computação da UFPA conseguiu aprovar na Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) projeto que transformará a Cabanagem, maior revolta popular do Estado ocorrida no século XIX, num jogo eletrônico virtual de estratégia. Orçado em R$ 193 mil, o projeto envolverá pesquisadores do curso de Engenharia da Computação da universidade e professores de História e Geografia do Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), onde será montada uma sala com 16 computadores em rede para que os alunos possam jogar.
Manoel Ribeiro, professor do curso de Engenharia da Computação e idealizador do projeto, diz que o jogo será construído como se fosse uma realidade virtual, onde os alunos irão jogar e, ao mesmo tempo, aprender de maneira lúdica sobre o Pará da época da revolução cabana e como ela foi construída. A idéia é estender o projeto para alunos da rede pública e privada de ensino.

O projeto contribui para o desenvolvimento do curso de Engenharia da Computação e devemos louvar as iniciativas que conduzam ao crescimento da nossa universidade e da ciência, como um todo, em nossa região. Demais disso, se o jogo for bem sucedido, ajudará o grande público a conhecer essa importante página de nossa história, ainda obscura, já que o Pará não é tratado como se Brasil fosse.
Então que venham os cabanos virtuais! Porrada nos exploradores do povo!!

Acréscimo de 23.8.2011
Outra postagem revista, aqui para dar uniformidade ao leiaute que tenho utilizado. Mas é absolutamente indispensável dizer que quase cinco anos se passaram e nunca mais ouvi falar deste projeto. A cabanagem, menosprezada na História do Brasil, também não foi lembrada desta vez. Creio ser justo dizer que tudo permanece como sempre.

Nenhum comentário: