quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Um questionamento honesto

Que os dois maiores jornais da cidade atendem a interesses corporativos nítidos, todos sabemos. É o óbvio ululante. Mas neste ano de 2006 há uma movimentação maior em torno da lisura das eleições - as regras são mais rígidas, assim como a fiscalização. Daí vem a minha dúvida.
Observei as edições de hoje de ambos os jornais e constatei o seguinte: o Diário do Pará destaca os feitos do Deputado Federal Priante, por exemplo vinculando-o à atual maior novidade de Belém, o Complexo Viário do Entroncamento. Já O Liberal, em sua cruzada permanente pela dignificação do tucanato, sugere que a campanha de Almir Gabriel é tão poderosa, mas tão poderosa, que melhorou o desempenho no Estado de Geraldo Alckmin, sabidamente derrotado por antecipação.
Como todo santo dia tais periódicos publicam matérias e notas supostamente factuais e avalorativas, que na verdade não conseguem esconder a publicidade deste ou daquele candidato, em manifesto abuso de poder econômico, por que cargas d'água o Ministério Público Eleitoral não toma medidas enérgicas contra os dois, impedindo o acirramento do desequilíbrio de forças com os demais candidatos, que não dispõem de um jornal próprio para se autopromover?
O Procurador Eleitoral, José Augusto Torres Potiguar, foi meu professor e sei de seus méritos. Homem estudioso e íntegro, tem feito um grande trabalho nestas eleições. Mas assim como as pinturas em muros, em dimensões superiores às permitidas, têm sido flagradas, como pode ninguém ter visto, até agora, a indecência da publicidade mascarada?

Um comentário:

Anônimo disse...

Da série "Acreditar em quem ou em o que?".
Banalidades jornalísticas inspiradoras ou conspiradoras de opinião.

Pesquisa mostra que haverá 2º turno

Nova pesquisa Brasmarket mostra que Almir caiu 3,4%, Priante cresceu 2,7% e Ana Júlia subiu 0,3%

O mais recente levantamento do Instituto Brasmarket, publicado desta vez na revista Época, indica que o candidato Almir Gabriel (PSDB) continua em primeiro, com 35,5%, mas caindo 3,4% em relação à última pesquisa (quando teve 38,9% das intenções de voto), e confirma a tendência pelo segundo turno nas eleições para o governo do Estado. Com 35,5% dos votos válidos, Almir tem número inferior à soma dos demais candidatos, que juntos atingem 58,2%.
O Brasmarket entrevistou 1.006 pessoas em todo o Estado, entre os dias 12 e 14 de setembro, em pesquisa registrada sob o número 470/2006 junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A margem de erro é de 3,1%, com intervalo de confiança de 95,5%.
A pesquisa publicada na revista Época deste final de semana (edição que está nas bancas) mostra o seguinte cenário no Estado, a duas semanas do pleito: Almir Gabriel (PSDB) aparece com 35,5% das intenções de voto. Em segundo lugar, Ana Júlia Carepa (PT), tem 24,9%. Em terceiro, José Priante (PMDB), surge com 19,1%. Em quarto, Edmilson Rodrigues (PSOL), com 11,1%. Atnágoras Lopes, do PSTU, é o quinto colocado, com 2,0% e Lena Raiol (PSDC) vem em sexto, com 1,1%. Não decidiram ainda ou não sabem em quem votar, 3,3%. Nulos/não votará em ninguém, 3,0%.
Os números da pesquisa anterior do Brasmarket, divulgada na semana passada, indicavam o seguinte: Almir Gabriel, com 38,9%; Ana Júlia, 24,6%; José Priante, 16,4%; Edmilson Rodrigues, 11,1%; Atnágoras Lopes, 2,0%; Lena Raiol, 1,1. Não decidiram ainda ou não sabem em quem votar, 2,9%. Nulos/não votará em ninguém, 3,0%.