sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Fiat justitia!

Em agosto de 2004, Antônio Jairo de Oliveira Cordeiro foi vítima de um assalto, no qual levou um tiro. Em decorrência das lesões, ficou tetraplégico.
Antônio Jairo é juiz de Direito. Foi afastado das funções judicantes para tratar de sua saúde.
No último dia 16 de agosto, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado decidiu aposentá-lo por invalidez. Pesaram argumentos econômicos, tais como os investimentos que seriam necessários para dar-lhe condições de trabalho. O juiz e a Associação dos Magistrados do Estado do Pará pediram reconsideração e, anteontem (20/9), o pedido foi acatado. O TJ tomou uma decisão de primeiro mundo.
Resolveu que o magistrado retornará às atividades gradualmente, em comarca próxima e já adaptada para cadeirantes. Ele trabalhará usando equipamento eletrônico e software decodificador de voz, além de órteses de membro superior direito, que lhe permitem assinar. Será avaliado semestralmente por uma equipe médica interdisciplinar e pela Corregedoria de Justiça, sobre o cumprimento de seus deveres profissionais.
Antônio Jairo é uma vítima da violência urbana, que pessoas mal intencionadas pretendem reduzir a uma "sensação de insegurança". A despeito de suas limitações físicas, tem preservadas as suas capacidades cognitivas. Não poder trabalhar e se sentir útil à sociedade implicaria em ampliar seu sofrimento, transformando-o num espírito aprisionado ao corpo. Nestes tempos em que se defende a inclusão dos portadores de necessidades especiais, o TJ estaria na contramão da História se o condenasse ao ostracismo. Graças a Deus, prevaleceram o bom senso, a solidariedade e a dignidade humanas.
Acabamos de ter uma demonstração importante de que os portadores de necessidades especiais merecem respeito e podem ser produtivos e, acima de tudo, mais felizes.

2 comentários:

Ivan Daniel disse...

Um excelente notícia mesmo! A decisão do TJ deve ser bastante enaltecida.

Bruno Soeiro Vieira disse...

Bom exemplo que deve ser louvado.