sexta-feira, 15 de setembro de 2006

A maior epidemia do mundo

Sinal dos tempos. As doenças, a falta de higiene e as guerras mataram uma quantidade inacreditável de seres humanos ao longo da História. Por isso, muitos esforços foram envidados para desenvolver a ciência e para estabelecer normas de coexistência pacífica entre os povos, em ambos os casos salvando vidas.
E eis que somos vítimas do muito que se avançou. O maior risco à saúde das pessoas, atualmente, é a obesidade, em breve uma calamidade mundial. Tenho observado um elevado interesse da imprensa sobre o tema. Revistas de circulação nacional se dedicaram a ele em suas edições mais recentes e, quanto aos jornais on line, há dois dias surgem notícias a respeito.
As comodidades da vida moderna e a maior oferta de alimentos - pasmem! -, aquilo porque a humanidade sempre lutou, está custando a nossa saúde e, por consequência, a nossa vida. Os americanos, reis do bacon com ovos e dos hamburgers, já estão loucos com o problema, devido aos imensos custos que acarretam ao sistema de saúde.
No Brasil, onde há muita miséria, a pobreza clássica, raquítica, vai sendo substituída por uma pobreza gorda. A subnutrição é a mesma, mas o índice de massa corporal vai aumentando e, com ele, todos os agravos de saúde - hipertensão, diabetes e vários outros.
Realmente, peixe morre pela boca. Inclusive eu.

3 comentários:

Anônimo disse...

Desespera o fato de que a tendência é piorar.

1- Para que nos levantarmos para ligar e desligar a Televisão se podemos clicar em um ÚNICO botão - on/off?

2- Antigamente não existia chuveiro elétrico, logo, quem queria tomar um baninho quente era obrigado a esquentar a água, carregar o balde, etc.

3- Ir a padaria da ESQUINA fica muito mais fácil quando se tem um carro, motocicleta, ou qualquer outro meio de locomoção.

4- Telefone é uma maravilha, mas por que fazer o esforço de se deslocar até a casa do vizinho, familiar, ou amigo, para conversar se temos um aparelho que nos oferece uma comodidade enorme?

É impossível descrever todos os tipos de tecnologias que nos “beneficiam”.

Enfim, há uma justificativa: o dia-a-dia é corrido demais e para tentarmos acompanhar tudo, fazer o que temos que realmente fazer, sem perder qualquer "flash", é necessário utilizarmos todos os artifícios que a ciência nos proporciona.

Ivan Daniel disse...

É verdade! Nós morremos pela boca mesmo! Voltarei sempre ao seu blog. Um abraço.

Yúdice Andrade disse...

Navi: Muito obrigado pela gentileza da visita e pelas futuras. Espero manter o nível para merecer a sua atenção.
Roberta: concordo com suas palavras mas, pelo amor de Deus, não vá me dizer que está gorda!!! Isso seria psicose feminina. Se quiser perder peso, corte o cabelo...