quarta-feira, 6 de setembro de 2006

Boaventura


Ao ar livre, tendo ao fundo a deliciosa visão do rio Guamá, Boaventura de Sousa Santos, um dos maiores cientistas sociais vivos do mundo, palestrou de graça hoje, para quem quis ouvi-lo, no Vadião, UFPA. Falou sobre política em tempos de globalização. Uma plateia de estudantes de graduação e pós, além de professores, se deleitava com as ideias corajosas e muito bem articuladas do venerando patrício.
Havia tietagem, também, coisa que em princípio não se espera ver em relação a um acadêmico que palestra sem sequer usar um data show. Mas ele tem uma legião de fãs, entusiasmados não apenas com a sua obra, mas com a sua simplicidade e simpatia. Os sábios são assim: quanto mais geniais, mais humildes. Ao contrário dos medíocres, que se colocam acima do bem e do mal só por causa de um sobrenome, uma conta bancária, um cargo, uma função pública, um livrinho publicado ou quinze minutos de fama. Toda celebridade arrogante é um farsante.
Boaventura não. É um sábio que desejamos para nosso avô. Foi tocante ouvi-lo dizer de como o capitalismo tem causado sofrimento às pessoas. De como a ciência, ao não resolver os nossos problemas, revela-se má ciência. De como estamos errados ao desprezar conhecimentos tradicionais só porque não são "científicos". De como as universidades são fechadas ao mundo ao seu redor e precisam fazer uma extensão às avessas, de fora para dentro.
Após a palestra, uma fila interminável de pedidos de autógrafos, atendida até a última pessoa com a mesma cordialidade. E parando para tirar fotos! Ninguém saiu insatisfeito. Mesmo doente, lá estava o nosso professor autografando, posando e sorrindo.
Saúde, Boaventura! Volta sempre!

2 comentários:

Citadino Kane disse...

Querido Yúdice,
Que bom vê-lo desfilando garbosamente pela blogosfera, és bem vindo.
Infelizmente, não consegui me liberar para assistir ao diálogo com o Professor Boaventura, veja que nunca utilizei a palavra "professor" tão bem empregada. Não me assustarei se por lá tiverem marcado posição muitos dos pseudos intelectuais que infestam este tipo de evento.
Ainda bem que estavas por lá e com certeza muitas coisas guardaste para compartilhar com os amigos da blogosfera.
Irei te linkar no meu blog.
Um abraço,
Pedro

Yúdice Andrade disse...

Grande Pedro, também colocarei um link para o teu blog.
Certamente, havia muitos intelectuais de orelha de livro lá, mas graças a Deus só encontrei gente da melhor qualidade. Acabou sendo um grande ponto de encontro. Pena que não estavas lá.