quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Que venha a cegueira!

Notícia publicada pela Globo Online e reproduzida em nível local:

O cineasta brasileiro Fernando Meirelles, diretor de filmes como 'Cidade de Deus' e 'O jardineiro fiel', levará à tela grande 'Ensaio sobre a cegueira', romance do escritor português e Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Meirelles confirmou que foi escolhido para dirigir o filme, cujo nome em inglês será 'Blindness', pela produtora inglesa Potboiler Productions.
Meirelles já havia tentado adquirir em 1997 os direitos para levar o livro ao cinema, mas o próprio Saramago se negou, com o argumento de que seria difícil traduzir em imagens uma história sobre a cegueira. Os direitos, todavia, finalmente foram adquiridos pela produtora canadense Rhombus Media, que irá coproduzir o filme com empresas do Brasil, Reino Unido e Japão.
'Fui chamado em junho do ano passado para falar do roteiro de 'Blindness', mas não me disseram que era o livro de Saramago e eu não me dei conta pela diferença do nome do livro em português', afirmou Meirelles 'Quando comecei a ler o roteiro, imediatamente me interessei', disse.
Meirelles afirmou ainda que nenhum grande estúdio está vinculado ao projeto. 'O melhor é que será uma produção internacional independente. O Brasil entra com os talentos e dinheiro de uma lei de incentivo; o Canadá, com o projeto e o roteiro; o Japão, com muito dinheiro o os ingleses entram com dinheiro e a parte jurídica'.
O diretor brasileiro também antecipou que o filme será rodado a partir de meados do ano que vem e terá como cenários as cidades de São Paulo e Toronto, no Canadá.
A produção terá um orçamento de cerca de US$ 20 milhões e a intenção dos produtores é que a estréia seja em março de 2008. O livro de Saramago conta a história de uma doença inexplicável e incurável que provoca cegueira e que se espalha por todo um país.


Quem me conhece sabe o quão auspiciosa esta notícia é para mim. Saramago é meu escritor favorito, pelo estilo maravilhoso e único, pela fina ironia e... só lendo para entender.
Fernando Meirelles, bairrismos à parte, já provou ser um diretor de primeira grandeza. Quem viu O jardineiro fiel conheceu sua mão precisa para conduzir uma história com energia, verdade, tensão, poesia e muitas outras virtudes. A fusão dele com Saramago mexe com os meus nervos. Meus Deus, quanto falta para a estréia?!

Nenhum comentário: