domingo, 1 de junho de 2008

Encontre um lugar

Sem dúvida que a reforma do Palácio Lauro Sodré, que o converteu na atual sede do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, foi uma empreitada de fôlego, merecedora de elogios. Mas os dois pedaços de coluna, em mármore, contendo o entalhe de um rosto de mulher, que você vê abaixo, não encontraram um cantinho adequado.

Atualmente, as duas peças estão largadas num corredor do porão, onde agora funcionam setores administrativos do tribunal. Convenhamos, isso não está à altura de um trabalho tão bonito. Apesar de o material estar muito afetado pelo tempo e pela ação de agentes externos, ainda se pode ver a beleza do trabalho, especialmente na delicada e detalhada composição da imagem de uma mulher cheia de joias.
Considerando que, na biblioteca, foi criado um memorial da obra de restauração do prédio, as duas partes da coluna poderiam ser levadas para lá, restauradas e identificadas, para que todo visitante pudesse conhecer o autor da obra, a técnica empregada e que sentido o ornamento teve, no passado, assim como o motivo de não ter sido utilizado em lugar algum do prédio, em sua atual configuração. Isto daria maior dignidade à obra, que não pode ter seus valores artístico e histórico menosprezados.

Nenhum comentário: