quarta-feira, 18 de junho de 2008

A entrada da cidade

Depois de apenas três anos, está previsto para hoje o início das obras de construção do Pórtico Metrópole (sempre os nomes grandiloquentes...), o conjunto de duas torres e uma passarela, com elevadores e esteiras rolantes, que unirá os dois lados da BR-316, em frente ao Shopping Castanheira. Uma vez pronto, a retirada do semáforo que fica no local, para dar vazão ao gigantesco fluxo de pedestres, deverá melhorar as condições de fluidez do tráfego. Espera-se.
A obra é boa, sim, em tese, embora eu já tenha dito antes que seu visual pretensamente futurista é um pouco pesado e deixará a entrada da cidade estranha, em minha leiga opinião, além de prejudicar a visão do shopping (o que deve ser um problema para eles, mas não para a cidade). Outrossim, não creio que essa medida, isoladamente (ou mesmo em combinação com o complexo viário do Entroncamento, já desmistificado), resolva o caos daquele perímetro. Ainda boto fé num retorno com passagem de nível.
Mais uma vez, comprova-se que, neste país, ainda precisamos dos anos eleitorais para ver alguma coisa acontecer. O pórtico, neste momento, é tão nitidamente eleitoreiro que foi uma das primeiras obras anunciadas pelo sedizente, ganhou placa no local, jamais foi construído e agora deve ficar pronto em apenas três meses, ou seja, em setembro, a alguns dias do pleito. É a velhíssima técnica politiqueira: disputar votos a partir de obras de grande apelo visual, estalando de novas, para que o eleitor médio veja aquela coisa linda, limpa, cheirosa e se delicie, concluindo pelos méritos do re-candidato.
Mais do mesmo. De novo.

10 comentários:

Anônimo disse...

O pior é que, com a construção às pressas, a obra pode apresentar problemas pouco tempo depois de entregue. Tiveram três anos para fazer, agora querem fazer em três meses. Palhaçada!

E existem dois pontos ao longo da avenida Almirante Barroso que também necessitam de passarelas (não precisam ser de luxo como o Pórtico, basta que sejam eficientes): em frente ao espaço de shows Cidade Folia e na esquina com a Júlio César.

Aliás, no bairro de São Braz já poderia existir (na confluência das avenidas Ceará, Almirante Barroso e Governador José Malcher) um complexo de viadutos para melhorar a fluidez do tráfego no principal corredor de acesso ao centro de Belém.

Engraçado é que ninguém fala nisso. Talvez daqui a 4 anos, nas próximas eleições...

Um abraço!

Adelino Neto

Yúdice Andrade disse...

Olá, Adelino. Bom te reencontrar por estas bandas.
Teu comentário é pertinente, claro, mas quanto ao complexo de viadutos que sugeres, temos dois problemas principais. O primeiro, que bota tudo a perder, é a ausência de dinheiro. Enquanto em São Paulo e em outras cidades constróem-se as mais portentosas obras, e rapidamente, aqui é uma dificuldade asfaltar uma rua. A obra demora e a qualidade decepciona.
O segundo problema é de ordem técnica. Temos diversos pontos de estrangulamento na cidade: Padre Eutíquio, Gama Abreu, Serzedêlo Corrêa, centro comercial, trechos da Doca, quase toda a José Malcher, etc. Como fazer viadutos ou passagens de nível em ruas estreitas, em áreas tombadas, em regiões de solo alagadiço?
Para nós, os desafios de engenharia a serem vencidos tornam tais obras ainda mais difíceis e caras. Daí que o prognóstico não é nada bom.

Anônimo disse...

Yúdice, além dos pontos de estrangulamento que você citou, há outro problema que atrapalha o trânsito de Belém: o comodismo de quem dirige.

Os motoristas de táxis e carros particulares são preguiçosos, comodistas e sem imaginação. Todos querem trafegar sempre pelas mesmas avenidas: Almirante Barroso, Governador José Malcher, Nazaré e Visconde de Souza Franco, para citar algumas.

Poxa, às vezes o cara vem pela Almirante Barroso (na pista de entrada em Belém) e deseja ir ao Umarizal. Ao invés de dobrar na Antônio Baena para, em seguida, entrar na Antônio Barreto e finalmente chegar ao Umarizal, não: o sujeito segue até o final da Almirante Barroso e entra na José Malcher, atravancando o trânsito num ponto que já é crítico por natureza. E isto é apenas UM exemplo!!!

Por que os motoristas de Belém são assim?

Adelino Neto

Anônimo disse...

DUDU, DUDU, DUDU, DUCIOMAR.
OS CAÊS LADRAM E A CARAVANA PASSA.
A VITORIA É CERTA. E O DESPEITO TAMBÉM.

Yúdice Andrade disse...

Quando me contaram, duvidei, mas olha só: existe mesmo gente que apóia o impoluto sedizente prefeito à reeleição. E se está na internet, navegando por blogs, não deve ser nenhuma daquelas velhinhas cujas cabeças o nacional em questão gosta de beijar nessas épocas de campanha. Deve ser alguém com um mínimo de estudo, tanto que sabe até citar aforismos!
Achei tão espetacular que publiquei o comentário. Quando duvidarem de mim, apresentarei isto como prova. Agora falta provar que manga com leite faz um mal terrível à saúde.

Anônimo disse...

Caro blogueiro, a opinião deve ser acolhida democraticamente, aceite-a e procure entende-la. nem todos rezam pela sua cartilha. Faça do seu blog um espaço para o pensamento livre.
Ademais , não discrimine as velhinhas , a sabedoria esta na experiência dos mais velhos.
E aguarde o mote que vem ai novamente, DUDU, DUDU, DUDU DUCIOMAR, ele já ecoa em todos os cantos da manguerosa.
Até a vitória.
BRUNO SILVA.
cpf 269732876-68

Yúdice Andrade disse...

Caro Bruno Silva:
1. Antes de mais nada, louvo sua iniciativa de assinar o comentário. Embora compreenda que, às vezes, o anonimato pode ser conveniente e não impondo limitações a ele aqui no blog, penso que o ideal é que todos os comentários fossem assinados. Mas não precisava colocar o CPF. Não pretendo lhe dar nenhum golpe, usando seus dados pessoais.
2. Sei que nem todos rezam pela minha cartilha. Nem devem. Nem eu espero isso. Aliás, é sintomático que eu me defina no blog como "arbitrário", não?
3. Além da preferência quanto às eleições municipais, também divergimos em outro aspecto. Há uma grande corrente na blogosfera que defende a tese de que os blogs são espaços democráticos, onde as pessoas devem ser tratadas com eqüanimidade, etc. Em geral, os comentaristas exigem isso. Muitos blogueiros afirmam que assim procedem. Eu me filio à outra corrente: blogs são espaços privados. Só publico o que é da minha conveniência. Não preciso ser democrático, compreensivo nem simpático. E não devo satisfações por minhas opiniões. Lembre-se que um blog é um diário virtual e se tem uma coisa personalíssima no mundo são os diários.
4. Por ter apreciado sua forma de agir, está publicado o seu segundo comentário e registrado o meu reconhecimento pela sua condução.
5. Sei que ouvirei o mote de novo. Insuportável, claro. Pelo estilo e pelo candidato. Devo dizer, ainda, que o que você chama de "vitória" é a derrota e a desgraça desta cidade. Por isso, desejo-lhe sorte na vida, mas nunca nas eleições.
Um abraço.

Vladimir Koenig disse...

Yúdice,
além do que você comentou, uma outra questão nunca me foi respondida? não pdoeriam ter colocado uma passarela provisória e ter TIRADO LOGO O SINAL? Não tenho dúvidas que isso teria melhorada bastante o trânsito naquele local nesses três anos de espera para construção do tal pórtico.
Uma outra coisa: nunca entendi esse negócio de fazerem questão que os blogs sejam espaços democráticos. O blog é um veículo de expressão de opinião estritamente pessoal. Quem se incomoda com a opinião do blogueiro, que não não mais o visite. Acho que confundem os blogs com jornalismo. Alguns jornalista realemnte têm blogs, mas nem todo blogueiro é jornalista.
Abraços,
Vlad.

Anônimo disse...

democraticamente agradeço-lhe pela publicação do comentário. Quanto a livre expressão do pensamento no blog, acho que a net é um espaço de discussão de ideias e elas muitas vezes são contrárias, é salutar a contraposição de pensamentos desde que civilizadamente, desculpe-me se lhe ofendi não era a intenção.
Quanto a vitória ela pe inevitável, os outros ocncorrentes não possuem a capilaridade eleitoral daquele que você chama sedizente. ademais, o mote é forte e da para dançar e festejar , é uma linguagem popular , mas na politica é melhor estar do lado do povo do que dos pseudos intelectuausi que reclama de tudo e se acham melhor que todos.

Yúdice Andrade disse...

Vlad, tenho a impressão de que essa providência, provisória, seria cara demais para os padrões paupérrimos de Belém.
Quanto ao comentário sobre a democracia nos blogs, considero-o irretocável. Estou pensando em desenvolvê-lo melhor numa postagem.

Bruno, não me senti ofendido, não. Relaxa. Já somos amigos de infância. Só não devemos conversar sobre política! Ahahahahahah
Quanto à vitória certa do teu candidato, uma perguntinha: como ele está em relação a essa promessa do Ministério Público Federal e, desde ontem, também dos Tribunais Regionais Eleitorais, de que ignorarão a decisão do TSE e vão impugnar as candidaturas de gente enrolada? Afinal, mesmo que se derrube todas as impugnações no TSE, o estresse será grande.
Lembra que o sedizente é réu numa renca de processos, cíveis e pelo menos um criminal, sempre por improbidade administrativa. Não é coisa que se ignore.