sexta-feira, 27 de junho de 2008

Jantar com os pais melhora o desempenho escolar

Volta e meia os britânicos divulgam alguma pesquisa instigante. A bola da vez é um estudo feito com 20 mil alunos, o qual concluiu que o hábito de jantar com os pais todas as noites melhora o desempenho escolar. Postas as coisas assim, a notícia pode ser risível, sobretudo para as pessoas propensas a desprezar pesquisas comportamentais — ainda mais no Brasil, onde a única pesquisa de que o cidadão comum ouve falar é prospecção de intenção de voto, a cada dois anos*. Todavia, a lógica é clara: a qualidade do relacionamento familiar melhora os resultados do jovem. Claro, mais satisfeito com a vida, normal que ele se saia melhor em suas tarefas.
O estudo serve, assim, para confirmar algo que empiricamente já podíamos imaginar. Mas como se trata de um trabalho realizado no universo inglês, seria necessário reproduzi-lo aqui, nas condições adversas do Terceiro Mundo, para saber se a relação se confirma ou se nem essa esperança há para nós.
Aliás, falando em esperança, se minha família depender de refeições com os pais professores para alguma coisa, estamos lascados!

* Eu não disse que no Brasil não existe pesquisa! Falei apenas que o brasileiro médio não toma conhecimento delas.

Nenhum comentário: