sábado, 28 de junho de 2008

O que esperar de um morador de rua?

Uma aprovação em concurso do Banco do Brasil.
Parabéns, Ubirajara Gomes da Silva. Felicidades em sua nova vida. E obrigado por mostrar aos nossos jovens que a clareza de um objetivo e persistência trazem bons resultados, contra todas as adversidades.

4 comentários:

Frederico Guerreiro disse...

Assim são meus ídolos. Um desconhecido pode nos ensinar muito mais do que mil doutores.

Anônimo disse...

Confesso que meu humor entra em choque quando leio uma notícia desta.

Porque, paradoxalmente, ao mesmo tempo que fico feliz, fico triste.

Feliz em ver que alguém vai realmente se tornar um "alguém" com dignicidade, ou seja, dentro do contexto social-econômico, um consumidor, capaz de fazer circular o capital.

Entretanto sou receoso quanto à essas exceções. Elas muitas vezes dão margens para o tipo de comentário: - Viu, qualquer um pode!!! - Batalhando, tudo é possível, há espaço para todos!!!

Pode parecer um discusso "socialista"(o que de fato não sou), mas infelizmente já constatei que o "sol não tem como brilhar para todos" e que as exceções muitas vezes dão legitimadade e criam um discurso falacioso: de que há oportunidade para todos. É justamente disto que se alimentam os que desejam que as coisas continuem assim.

É o meu medo!!!

Mas concordo com amigo do posto anterior (Frederico) quando diz que com estas pessoas pode-se aprender muito mais que com mestres e doutores.

Abraços Primo.

Frederico Guerreiro disse...

Corretíssimo, Jean! Essa é a falsa premissa do capitalismo, de que as oportunidades são iguais para todos. Porém, aqueles que conseguem criar as suas, em um país como o Brasil, não farão parte, jamais, do time dos que se rendem às proposições que se pretendem como verdadeiras.
Um abraço

Yúdice Andrade disse...

É, meus amigos: devemos nos espelhar nos bons exemplos, sem contudo jamais perder de vista que a exceção confirma a regra. Se este país desse oportunidade a seus filhos, o caso de Ubirajara não teria merecido uma notícia com tanto destaque, num portal como o G1. Se isso ocorreu, foi justamente por causa do inusitado - fato que devemos lamentar.
Tiremos, pois, o lado bom de tudo isso.