terça-feira, 12 de abril de 2011

Onde as crianças dormem

Com seu profundo senso de humanidade, o blogueiro Fernando Sampaio publicou lá no Domisteco, Fernandel mais uma de suas contundentes postagens. Trata-se da apresentação do trabalho do fotógrafo James Mollison, que decidiu registrar os locais em que dormem as crianças, em diversos locais do mundo. Para tanto, o artista mostra a criança e o seu quarto, ou o que faz as vezes de, acrescentando uma legenda explicativa sobre o universo do pequeno retratado.
Eu fiquei impactado, olhando seriamente para as imagens. Não vi felicidade ali.
Em primeiro lugar, a constatação já conhecida de que o nível de renda cai conforme escurece a pele do indivíduo. Em vários casos, a miséria é cruciante e a infância, perdida. Mas mesmo entre as crianças brancas e de melhor condição financeira, os valores invertidos estão em rota de produzir adultos infelizes ou perigosas. Vemos, p. ex., a menininha de 4 anos que já participou de mais de cem campeonatos de beleza e vive cercada por seus prêmios. E o garoto de 11 — americano, é claro — que vive cercado de armas e se veste como um soldado, quiçá um candidato a mass murderer em futuro não tão distante.
James Mollison merece todos os elogios. Mas meu estômago está apertado. Veja aqui.

2 comentários:

Tanto disse...

Yúdice, muito obrigado pela nota gentil e, certamente, bondosa. Um abração.

Yúdice Andrade disse...

Imagina, meu amigo! É muito comum em me sensibilizar com as tuas postagens. Por isso, nada mais natural querer compartilhá-las.