terça-feira, 24 de maio de 2011

Uma resposta por chegar

No último dia 30 de março, publiquei uma postagem sobre a possibilidade de o jornalista Pimenta Neves ser finalmente obrigado a cumprir sua pena. Houve quem me acusasse de torcer pela prisão dos ricos, simplesmente por serem ricos. Espero ter conseguido esclarecer que essa sugestão era tola.
Hoje, o Supremo Tribunal Federal rejeitou o último recurso do condenado. Oficialmente, não há mais nada a ser feito, de modo que o prognóstico natural é o trânsito em julgado da sentença condenatória e o cumprimento da pena.
Gato escaldado, continuarei esperando a coisa acontecer. E não, isto não é uma comemoração. Uma pessoa foi assassinada. Nada temos para comemorar.

Acréscimo às 20h48:
Enfim, foi muito mais rápido do que pensei.

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Uma pessoa jovem e cheia de vida, diga-se de passagem.
É, às vezes, a justiça nos faz acreditar que esse país ainda tem jeito...

Frederico Guerreiro disse...

Vai cumprir 1/6 da pena, e como já cumpriu uma parte, deve 'progredir' para o semiaberto em 1 ano e 10 meses.
Pergunta-se: houve proporcionalidade entre o crime que cometeu a pena que recebeu? Se alguém achar que não, saiba que a isso denominam impunidade.

Yúdice Andrade disse...

O problema, Ana, é que demorando desse jeito ela nos faz descrer de tudo.

Fred, a condenação foi por homicídio qualificado, crime hediondo, o que aumenta para 2/5 o tempo necessário para a progressão de regime. No caso, seis anos. Se ele já cumpriu oito meses, ainda restam cinco anos e quatro meses pela frente.
No final das contas, a idade e os agravos à saúde vão acabar redundando numa prisão domiciliar, que é bem melhor do que a progressão. É esperar para ver.

Frederico Guerreiro disse...

Ih, é verdade, mestre. É crime hediondo. Cai na armadilha da imprensa, que muitas vezes chuta o balde do bom senso.