sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Copérnico


Mikołaj Kopernik nasceu em Toruń, Polônia, aos 19.2.1473 e morreu em Frombork (idem), aos 24.5.1543. Você o conhece como Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, criador da teoria do heliocentrismo, que custou caro a muita gente nos termos da Inquisição católica. A teoria foi posteriormente aprimorada por Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galilei, René Descartes e Isaac Newton todos eles grandes nomes da ciência.
Ontem, pesquisadores liderados pelo arqueólogo polonês Jerzy Gassowski anunciaram a identificação da ossada de Copérnico, localizada em 2005. Como ele chegou a ser um cônego da Igreja Católica, estava enterrado sob a Catedral de Frombork. Sabia-se disso, mas não o local exato, porque a tumba não fora marcada.
A imagem mostra a reconstituição da fisionomia do astrônomo, feita por peritos forenses, que foi possível após a comparação do DNA extraído de fios de cabelo encontrados dentro de um de seus livros e material colhido dos ossos (Foto: AP). A geneticista sueca Marie Allen relatou a coincidência entre o DNA contido em um dente e em um fêmur e o dos fios de cabelo.
Um triunfo científico, considerando que o periciando está morto há 465 anos.
Gassowski destacou a grande similitude entre o semblante construído pelo peritos e os retratos do astrônomo pintados no século XVI, os quais mostravam, p. ex., um corte acima do olho esquerdo, sendo que o crânio apresenta marca correspondente. Guardadas as diferenças decorrentes do envelhecimento, claro, já que Copérnico morreu septuagenário.
Parabéns aos cientistas por ajudar a escrever mais uma linha na história da ciência.
À direita, a tela "Copérnico conversa com Deus", de Jan Matejko (1872).
Informações da Agência Estado.

Nenhum comentário: