quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Saramago no Brasil e na blogosfera


O escritor português José Saramago está no Brasil. Veio fazer o lançamento mundial de seu mais recente romance, A viagem do elefante, na Academia Brasileira de Letras. O evento ocorreu ontem e foi um sucesso absoluto: os ingressos se esgotaram cinco minutos após a abertura da bilheteria. Compreensível. Qualquer um adoraria ter a oportunidade de ver de perto o gênio literário e crítico ácido, que palestrou sobre Língua Portuguesa e literatura.
Amanhã, participará da abertura da exposição biográfica José Saramago: a consistência dos sonhos, no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Lamentando estar muito longe de ambos os eventos, posso ao menos comemorar a oportunidade de estar mais perto de Saramago virtualmente. É que ele também aderiu à blogosfera e desde setembro mantém o blog O caderno de Saramago (na verdade, um blog de sua fundação), que para seus fãs é imperdível.
Agora é adquirir o novo romance, que parte de uma premissa histórica: Dom João III, rei de Portugal, um dia teve a infeliz ideia de presentear o arquiduque da Áustria com um elefante (1551). Saramago então retrata o périplo do elefante Salomão através da Europa. Adorador do estilo peculiar do autor, já estou curiosíssimo.

Nenhum comentário: