domingo, 23 de novembro de 2008

Dois detalhes do paladar


A fotografia tirada muito de perto pode não ser a ideal para que você compreenda o que ela mostra, mas isso aí ao lado se chama penne ao molho pesto de jambú (queijo parmesão ralado em casa ao fundo), especialidade de d. Polyana, minha esposa. Se resolvemos reunir a família (a parte que reside em Belém) em torno dos quatro meses de nossa menina, nada mais natural que ela fosse para a cozinha preparar a iguaria que já se tornou a sua marca registrada.

Originário de Gênova, na Itália, o molho pesto, para quem não sabe, é feito basicamente com uma enorme quantidade de azeite de oliva, manjericão e amêndoas. Aqui no Pará, alguém teve a ideia sublime de substituir o manjericão pelo jambú e as amêndoas pela castanha-do-Pará, criando uma experiência gustativa única e altamente gratificante. Já vi gente que nem aprecia jambú se render à iguaria. Naturalmente, há outros ingredientes que justificam esse paladar, além de temperos, mas a cozinheira não gostaria que eu os revelasse. Aceitem, por favor, a minha contundente declaração de que o molho é espetacular.

Como o pai é louco por doces e falávamos de uma celebração do nascimento, a ocasião pedia também um bolo. O que você vê na imagem é o bolo de baba de moça, feito pela d. Sônia, ali na 3 de Maio. Segundo a Wikipedia, baba de moça é "um doce típico da culinária do Brasil" (pelas características, eu supunha ser português, mas ainda creio que haja influência), "feito com gemas de ovos, leite de coco e calda de açúcar fervidos até ser tornarem um creme consistente", sendo um doce dos "mais tradicionais e requintados" desde o Império. O bolo tem a massa muito fofa e entremeada com o creme, que também o cobre completamente. Raspas de coco o enfeitam. Saborosíssimo, mas as gemas fazem dele uma iguaria forte, daquelas de que não se pode abusar.

Todos sabemos, contudo, que sobras de festa são uma coisa maravilhosa. Assim, em mais de um sentido, passamos um domingo delicioso.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa , me dá o endereço dessa doceira, a baba de moça tá linda.

Hellen Rêgo disse...

Eu quero a receita desse "penne ao molho pesto de jambú", ja que nao me convidaram...
hehe
abraços

Yúdice Andrade disse...

É mesmo, anônimo? Não sei se ela está linda, mas que estava uma delícia, isso posso assegurar!

Yúdice Andrade disse...

Querida Hellen, tenho que perguntar à patroa se ela dá a receita. Sabe como é: ela não quer perder a particularidade da iguaria...
Abraço.

Hellen Rêgo disse...

rsrsrs
Tudo ebm, eu entendo.
abraços