quarta-feira, 30 de março de 2011

Um bom feito e bem feito

O círculo vermelho indica o local da malinagem.
Demorou, mas finalmente o poder público decidiu tomar uma providência em relação ao acesso irregular que os motoristas inventaram ali na Av. Pedro Miranda, entre a Praça Eneida de Moraes e a ponte sobre a Rua Canal do Galo.
Há bastante tempo, condutores aloprados, aproveitando-se do fato de que ali não havia um canteiro dividindo as pistas, apenas blocos de concreto, começaram a empurrá-los para o lado. Começou com motocicletas, mas depois automóveis de passeio gostaram da novidade e, com o tempo, surgiu ali uma transversal/retorno por onde circulam inclusive pequenos caminhões. Dirigir por ali exige atenção: como a manobra é proibida, os veículos que trafegam pela Pedro Miranda não dão passagem e os irregulares avançam, assim que têm uma oportunidade. Não foram poucas as vezes que tomei sustos enormes, com veículos arrancando e se atirando contra mim.
Sempre achei que deviam construir um canteiro definitivo ali, para acabar de vez com a bagunça, ou então instituir um cruzamento, com a devida sinalização. O que fosse melhor, desde que não ficasse a coisa largada, com estava. Pelo visto, prevaleceu a primeira opção e, hoje, foi possível perceber que carradas de terra haviam sido despejadas onde devem ser construídos os canteiros, cujos limites estão delimitados. Pelo menos de um perigo vamos nos livrar.
A novidade, contudo, já fez uma vítima. O condutor de um Gol branco, que vinha pela Tv. Antônio Baena e pretendia converter à esquerda na Pedro Miranda, o que é proibido, decerto inciente da obra, decidiu atravessar. Acabou com a dianteira do veículo enfiado num buraco, em cima da terra fofa. Resultado: havia um caminhão guincho lá, para retirá-lo. Bloqueando a pista, claro. Devo dizer que só lamento pelos cidadãos que ficaram presos no inesperado engarrafamento.
Isso demonstra a necessidade de que essa obra seja rápida. Num lugar normal, construir quatro metros de canteiro (doze, considerando que são três) seria coisa de um dia para o outro. Mas em Belém, sabe como é, pode virar uma operação de guerra...

Nenhum comentário: