segunda-feira, 14 de março de 2011

Visto ou não

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, virá ao Brasil na próxima sexta-feira, 18 de março, para uma visita de dois dias. Na pauta das reuniões com o governo e com empresários, a possibilidade de fechar acordos que possam ser bons para ambos os lados. Mas o assanhamento da diplomacia brasileira reside num tema que deve provocar alvoroço em muitos brasileiros: o fim da obrigatoriedade de visto para ingresso naquele país.
Hoje em dia, se um tupiniquim pretende visitar o Tio Sam, precisa se deslocar para Brasília, São Paulo ou Rio de Janeiro, munido de documentos e boas explicações, a fim de passar pelo crivo do merecimento. E deve preencher formulários contendo perguntas impressionantes, tais como "você é terrorista?"; "você já praticou algum ato terrorista?"
Se matar um patinho da vizinha contar, tô lascado!
Conheço algumas pessoas que foram barradas e voltaram para casa se sentindo um lixo. Mas a conjuntura está mudando, graças ao Visa Waiver Program, que pode dispensar o visto prévio para os nacionais de países cuja taxa de rejeição esteja abaixo de 5%, que é o nosso caso.
Se a especulação se confirmar, isso será uma demonstração de prestígio do Brasil perante os Estados Unidos, mas não se iluda: eles estão cuidando dos próprios interesses, que podem ser expressos em números — 890 mil turistas brasileiros e 4,4 bilhões de dólares deixados naquele país, no ano de 2009; 1,2 milhão de turistas em 2010; possibilidade de aumentar para 10,3 bilhões de dólares a arrecadação com os brazucas, se a porteira for aberta. Vale lembrar que os Estados Unidos ainda se recuperam da última crise econômica mundial, que aqui foi apenas uma marolinha. Nós até emprestamos dinheiro para eles!
Sejamos francos: brasileiro não gosta de terrorismo. Gosta de viagens, de festas, de shows e de comprar o máximo de muamba que puder. Se a especulação se confirmar, o mais provável é que yankees e brasileiros fiquem bem felizes.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Para a Itália, não é preciso visto, e estamos tão mais próximos dos EUA...

Yúdice Andrade disse...

Verdade, Ana? Confesso que não sabia. Fico feliz de saber que o Brasil está se destacando no cenário internacional.

PS - Tomara que os italianos não decidam nos retaliar por causa do Cesare Battisti!

Ana Miranda disse...

Se for para ficar até 90 dias, não precisa de visto. Meu filho esteve em Roma no início do mês e não precisou do visto.

Anônimo disse...

É, são poucos os países da Europa que precisam de visto para entrar. Até a Rússia aboliu o visto para brasileiros por conta do BRIC. Só os EUA têm essa frescura de bur[r]ocracia para entrar. Para mim, sinceramente, não mudará nada. Não tenho a mínima vontade de conhecer aquele país.

Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Tomara que a prática se dissemine cada vez mais, Ana, em nosso benefício. Quer dizer, dos brasileiros viajantes internacionais.

Folgo em saber, Alexandre. Nada, nada, isso demonstra a confiança que a comunidade internacional passou a ter num país que se reorganizou, num povo que emigra menos.