quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cristina

Quando cheguei ao CESUPA, onze anos atrás, ainda não havia uma Coordenadoria de Graduação, setor que congrega uma equipe pedagógica que tanto atua num plano de elaboração das políticas institucionais quanto auxilia diretamente professores e alunos, na busca de soluções para dúvidas e dificuldades.

Acompanhei o surgimento da COGRAD, lá pelo ano de 2002, tendo à frente a nossa estimadíssima Elza Dantas. Como sempre fui cônscio de que bachareis em Direito não recebem formação pedagógica, sabia de minhas limitações e vi na COGRAD um parceiro para me ajudar a crescer na carreira docente. Infelizmente, essa não era uma opinião generalizada. Muitos colegas, obtusos (e os professores de Direito tendem a ser exemplos disso), viam naquela coordenadoria uma interferência indevida em sua autonomia. Mas as pedagogas superpoderosas tiveram uma paciência bíblica e, com muita dedicação, conquistaram seu espaço. Hoje, não sabemos mais o que seria da instituição sem elas. Quem negasse isso estaria na contramão.

Depois da Elza, veio a Cristina Cordeiro. A primeira, espevitada; a segunda, mais quieta. Com o tempo, foi se soltando, "pipocando" (expressão que aprendemos no curso de especialização em docência do ensino superior) e se tornou uma referência para aqueles que, como eu, batiam com frequência à porta da COGRAD, inclusive apenas para conversar, trocar ideias, buscar inspiração. A coordenadoria cresceu, ganhou outras profissionais, mas tive a sorte (preciso admitir) de Cristina permanecer atuando junto ao curso de Direito.

Há quase dois anos, nosso curso mudou de prédio. Ganhou uma unidade só para si. Com isso, fomos embora e as meninas da primeira hora ficaram. Sempre senti falta delas. E sentirei mais ainda, porque nesta manhã de quinta-feira Cristina está de mudança para Fortaleza, seguindo seu marido militar. Somente esta necessidade familiar para forçar uma separação que ninguém queria. Ontem, houve uma festa de despedida, uma oportunidade de mostrar a ela o quanto sua partida atinge a todos nós. Mas não trataremos disso com tristeza. Oportunistas, estamos de olho na hospedagem gratuita na capital cearense!

Cristina é leitora do blog e em algum momento encontrará esta postagem. Quis deixar público o meu agradecimento e o meu carinho.

Vai com Deus, Cris. Uma excelente nova etapa de vida para todos vocês.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

O que pode ser muito reconfortante nisso, é que você teve o prazer de conhecê-la!!!
Há pessoas que passam por nossa vida e jamais saem, não importa a que distância física estejam da gente...

Yúdice Andrade disse...

Com certeza, Ana. Aprendi muito com ela, que me ajudou bastante.