sábado, 20 de novembro de 2010

Tatuzão

Você sabe como se escava um túnel, debaixo de grandes cidades ou até mesmo do oceano? Usando máquinas fabulosas, brocas gigantescas, pesando milhares de toneladas, que roem a rocha a uma velocidade de irrisórios metros por dia. Não é nada fácil. Até porque, à medida que se escava, é preciso realizar outros serviços, para evitar desmoronamentos e para dotar o canteiro de obras da infraestrutura necessária para o seu funcionamento. No Brasil, esses engenhos costumam ser chamados de "tatuzões".
É mais ou menos assim, como um tatuzão, que se move a Igreja Católica quando tenta sustentar-se num mundo que não para de mudar, para o bem e para o mal. Após mostrar-se absolutamente avessa ao uso de métodos contraceptivos (só a abstinência é admissível), finalmente ela dá o seu primeiro passo para admitir o uso de preservativos. Mas um passo exíguo.
A apostasia dos católicos para religiões menos sufocantes sobre as condutas individuais e o mergulho de muitos no agnosticismo correm a passos bem mais largos.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Eu, como boa ateia que sou, não posso deixar de dizer que, mesmo sendo contra, até entendo a posição da igreja católica.
Vejamos bem, se não é permitido fazer sexo antes do casamento e nem fora do casamento, como justificar o uso da camisinha?
É claaaaaaaaaaaaaaaaaro também que comos tempos são outros, só não faz sexo quem já morreu, então, é evidente que tem que se rever esses conceitos...

Yúdice Andrade disse...

Coerente é, sem dúvida. Justamente por isso, o que eles deviam rever era essa proibição incompatível com o mundo.