quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O menor espetáculo da Terra

No último domingo, fui com a família à Estação das Docas, mais especificamente no Teatro Maria Sylvia Nunes, para ver O menor espetáculo da Terra, espetáculo dos Palhaços Trovadores.
Os Palhaços Trovadores são muito conhecidos na cidade. Fazem um trabalho competente e reconhecido e, na minha avaliação de leigo que nem sequer gosta de palhaços, têm talento, currículo e criatividade para fazer carreira até internacional.
O menor espetáculo da Terra conta a história de cinco palhaços que foram abandonados pelo circo. Largados à beira de uma estrada, profundamente tristes (como se pode perceber pelas expressões de seus semblantes na parte superior da imagem ao lado), eles sonham em abrir o próprio circo, onde poderiam realizar seus sonhos: cada um deles anseia por ser outra coisa, como uma bailarina, um domador de leões, uma contorcionista, um trapezista e um equilibrista. Com um humor leve e comovente, narrado por uma voz que tanto conversa com os personagens e o público quanto funciona como uma espécie de consciência dos primeiros, você se diverte muito. Dava gosto de ver a pequena Júlia batendo palmas e gritando "êêêêêêê!!!"
Felizmente, o público correspondeu e a sala estava cheia naquele final de tarde.
Ao final, Marton Maués e Aníbal Pacha, que pertencem ao grupo e são responsáveis pela montagem, subiram ao palco para os aplausos e agradecimentos. Maués aproveitou para fazer um agradecimento especial à Organização Pará 2000, administradora da Estação das Docas, que cedeu o espaço sem ônus, possibilitando que o espetáculo fosse exibido sem cobrança de ingresso (você pagava quanto queria, inclusive nada). Aproveitou para lembrar que era dia de eleição e que desejava que políticas como essa continuassem (ênfase extrema no verbo "continuar"), a fim de possibilitar o acesso de todo o povo à cultura.
O desejo é legítimo. Afinal, nenhum governo dá à mínima para a cultura por estas bandas. Mas a súplica chegou muito tarde, considerando que, àquela altura, as urnas já estavam fechadas havia uma hora e meia.
Que mais e mais espetáculos das boas companhias locais venham. Quanto às políticas culturais... Deixa pra lá.

2 comentários:

Ana Manuela disse...

Acho os Palhaços Trovadores sensacionais. Agora que falaste, percebi que já faz tempo que não assisto um espetáculo deles. Antes quando a tia dos meus primos era a diretora dos Palhaços, eu sempre sabia da programação, agora tenho que me informar melhor, na próxima podias avisar antes pra eu ir la assistir. (um tanto abusada, eu sei).

Yúdice Andrade disse...

Tanto é verdade que não existem políticas culturais efetivas neste Estado, Manuela, que só tomei conhecimento do espetáculo no próprio domingo, porque meu irmão é da área do teatro e se relaciona com o povo das companhias, tendo relações mais próximas com gente dos Palhaços Trovadores. Não fosse por ele, eu também não saberia.
Sempre que eu souber com antecedência, avisarei.