segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Para um roteiro, qualquer dia desses

O que lhe vem à mente diante de uma paisagem como esta?
Imagine um local que, pouco conhecido entre as grandes rotas turísticas, ainda é pacato e limpo, caracterizado por quilômetros de praias desertas e de mar calmo. Essa quietude decorre do fato de ter um acesso um pouco difícil.
Um lugar onde raramente chove, por isso você pode contar com esse céu de azul exuberante, calor e vento forte durante o ano inteiro.
Situado numa península a 160 quilômetros da capital do Estado a que pertence, esse pequeno paraíso tem apenas 2.264 habitantes, que vivem basicamente da pesca e da extração de sal, que é exportado para todo o mundo. Com poucas opções ao visitante, você pode fazer passeios de barco, cavalgar ou caminhar pelas dunas que, devido ao vento intenso, modificam-se sem parar.
Nesta segunda imagem, o bucolismo da principal construção humana do local: o farol. Ao lado, carroças puxadas por jumentos, que são o principal meio de transporte ("jumento-táxi"). Mas não se engane: o destino já foi encontrado pelos praticantes de esportes como kitesurf, sand board e mergulho com snorkel, que lotam os hoteis e pousadas no verão. Recomenda-se reservar com antecedência. Recomenda-se, também, proteção especial contra a salinidade excessiva. Certos objetos devem ser embalados com filmes plásticos.
Esta é mais uma postagem da linha teste seus conhecimentos. O lugar aqui descrito tornou-se Município no ano de 1963 e seu nome se originou em uma espécie de peixe muito comum na península.
De onde estamos falando?

4 comentários:

Anônimo disse...

Galinhos-RN?????????

Anônimo disse...

Acho que esse paraíso é GALINHOS - RN

Kenneth

Luiza Montenegro Duarte disse...

Eu apostaria em Jericoacoara, no Ceará, mas sem muita certeza! O lugar realmente parece lindo, mas ainda não o visitei, justamente pelo difícil acesso.
De qualquer forma, não sou de praia. Claro que aproveitaria a estadia por lá, mas não seria meu destino preferencial. Sou urbana. Mais de três dias no "paraíso", eu acho que enlouqueceria.

Yúdice Andrade disse...

Acertou quem disse Galinhos, Rio Grande de Norte.