terça-feira, 16 de novembro de 2010

Finalmente o 16

Esperei ansiosamente por este dia 16 de novembro. Não, não se trata de nenhuma festa ou comemoração de qualquer tipo. Não estou prestes a ganhar coisa alguma. Nem se trata de uma alusão à adesão do Pará à República, no ano de 1889, motivo que levou a data a designar uma importante rua da cidade. Simplesmente, hoje é o dia em que os concluintes do curso de Direito de minha faculdade depositarão os seus trabalhos de conclusão de curso. Depois disso, é só aguardar as bancas, uma última e intensa trabalheira, mas que representa já a fase final do trabalho.
O dia hoje ainda será agitado, sem dúvida, mas a sequência de leituras e revisões de textos vai, enfim, acabar. Honestamente, desta vez eu me cansei. E a pauleira precisava acabar antes da segunda avaliação. Do contrário, o blog seria atualizado de um leito hospitalar! Se fosse.

5 comentários:

Ana Miranda disse...

Vixi, assustei agora...

Arthur Laércio Homci disse...

Yúdice,

A data também me deixa mais tranquilo. Agora temos que aguadar as bancas. Como orientador, fico tão ansioso quanto quando ainda era aluno.

Algo peculiar, pois imaginava que os orientadores (inclusive os meus) não passavam por isso. Agora sei que eles passaram (e o Prof. Zé Cláudio, na Ufpa, ainda passa).

Yúdice Andrade disse...

Não é o caso de assustar, Ana, mas poderia ser mais simples.

Estou preocupado com as bancas, Arthur. Felizmente, elas voltaram a ser uma condição para aprovação de autores de artigos, o que exige compromisso do aluno até o último minuto. E por isso me preocupo, considerando que muitos querem abraçar o mundo com as pernas nesta etapa de conclusão, fazendo simultaneamente exame de ordem, matriculando-se em preparatórios para concursos e o escambau.

Arthur Laércio Homci disse...

Pois é. Esse talvez seja (hoje) um dos maiores problemas dos orientandos: pensam no pós-curso, e se esquecem que o TC é requisito obrigatório para diplomação. Chamei várias vezes a atenção dos meus para isso, mas alguns preteriram o artigo/monografia.

As bancas têm que ser rígidas.

Yúdice Andrade disse...

No que depender de mim, Arthur, nossos pupilos terão que aprender a combater as urgências do mundo, notadamente as fabricadas.