segunda-feira, 1 de novembro de 2010

De nível

Somente agora tomei conhecimento de que a passagem de nível da Av. Dalcídio Jurandir1 foi liberada ao tráfego ontem à noite.
Correção do texto em 1º.11.2010, às 17h12: "Foi liberada" coisa nenhuma. De fato, a Rodovia dos Trabalhadores ou Transmangueirão voltou a ter mão dupla, mas a passagem de nível ainda não foi aberta ao tráfego ou, se foi, esta tarde voltou a ser bloqueada. Pelo que vi, obras inconclusas.

Quando passei pela avenida pela primeira vez, fiquei impressionado com a construção, tanto por não saber que seria erigida uma obra de arte2 dessas no local, quanto porque, aqui em Belém, tudo é difícil, de modo que surpreende a utilização de um recurso sofisticado, caro e que, pelo jeito, está no padrão de obras congêneres realizadas em outros Estados.
Infelizmente, devo dizer que espero todo tipo de incidente no local. Afinal, por mais duro que seja admiti-lo, o fato é que o motorista belenense médio é quase um débil mental e comete as maiores atrocidades quando dirige (isso quando não as perpetra por pura psicopatia). Um monte de gente se atrapalhou com o elevado da Júlio César e suas pétalas, que são tão simples, imagine com um traçado curioso, como esse que pode ser visto na imagem. Realmente, chama a atenção o traçado das duas avenidas, que se cruzam. O povo vai fazer besteira. E mesmo lendo uma explicação como esta, não haverá muita diferença.
Boa sorte para nós.

PS Já ajudaria se as pessoas entendessem que a obra de arte em questão não é um túnel (assim como o complexo do Entroncamento não possui um). Túneis são engenhos subterrâneos, que correm por dentro de montanhas ou sob o leito de rios e mares. Maiores informações, aqui.

1 Aquela que muitos só conhecem como "prolongamento da Av. Independência".
2 "Obra de arte" é uma expressão técnica, que compreende pontes, elevados, túneis, passagens de nível, etc.

2 comentários:

Anônimo disse...

Yúdice, você é extremamente generoso com o motorista médio de Belém, mas não esqueça daqueles que, ao invés de investirem um pouquinho em educação, gastam todo o seu dinheirinho no carro. Compram então um bem caro e acham que por isso adquirem direitos especiais, tais como estacionar na via, na calçada, ou não respeitar leis de trânsito. Se você se refere a este tipo também, quando super valoriza o motorista belenense médio, talvez você pudesse me ajudar em um enigma: Tal ser é um animal brilhante ou um ser humano mediocre?

Yúdice Andrade disse...

Anônimo, lendo as postagens classificadas sob a rubrica "trânsito", você verá que nunca fui leniente com nenhuma espécie de motorista. E há outras postagens criticando a falta de solidariedade e a arrogância do belenense, que se expressa nas filas duplas, estacionamentos indevidos e atitudes ainda piores. Não à toa, chamo esta cidade de "capital mundial do egocentrismo". Conferindo o histórico do blog, você constatará isso.
E diante desse histórico, parece que estamos mais para animais com múltiplas habilidades.