quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

87%

A mais recente pesquisa de popularidade do governo Lula, realizada pelo Instituto Sensus a partir de contratação pela Confederação Nacional do Transporte CNT e divulgada hoje, aponta uma aprovação da ordem de 87%. Nunca antes na História deste país. Aquela assombração que atende pelo nome de Fernando Henrique Cardoso, que passou os últimos oito anos comentando cada item da agenda do presidente Lula, e que esta semana ressurgiu para dizer que ele, ele pessoalmente, foi quem transformou o país, terá mais uma noite miserável.
Por outro lado, não devemos enganar-nos: uma boa parte dessa aprovação constitui mera reação emocional ao fato de Lula estar de partida. Brasileiro é passional até o osso e nada como uma despedida para fazer o sujeito esquecer antigas birras e se confraternizar com desafetos de outrora. Quem sabe?
De certo, mesmo, ainda precisaremos de alguns bons anos para avaliar de verdade a Era Lula, com menos emoção e mais senso crítico. É o tal julgamento da História, que não pode ocorrer no tempo presente. O futuro dirá.

Nenhum comentário: