quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Esquadrão psiquiátrico

Quando digo que todas as pessoas deveriam ter o direito de frequentar psicoterapia, tem gente que torce a cara para mim. Mas a verdade é que, em alguma medida, todo mundo precisa. E desde cedo. Nunca sabemos quando a pessoa vem, da infância, com transtornos capazes de gerar escândalos e muito sofrimento. Veja-se o caso da adolescente de 15 anos que disse ter sido estuprada e quase morta por estrangulamento. Saiu nos jornais da cidade, presa a uma cama, porque o trauma a fizera perder as capacidades de falar e de andar.
Comoção geral, mas era tudo mentira. A própria polícia já admite que o indivíduo nominalmente acusado do suposto delito poderia ter sido preso por algo que não fez. E vocês sabem o que acontece quando um pobre vai preso, ainda mais sob uma acusação tão grave.
No final das contas, a garota, ao que parece, só perseguia um objetivo comum à maioria dos adolescentes: fazer o que bem entende, sem dar satisfações à pessoa que detinha sua guarda de fato (no caso, uma tia). Queria viver sem limites, mesmo que às custas de tamanho estardalhaço, mesmo que às custas da prisão e estigmatização de um inocente.
Honestamente, sou incapaz de tolerar pessoas que agem sem pensar nas consequências de seus atos, principalmente quando graves para terceiros. Pode ser um defeito de caráter meu, reconheço, mas o egocentrismo me desperta uns instintos bem ruins.
Felizmente, a verdade veio à tona em tempo hábil.

4 comentários:

Ana Miranda disse...

Eh...eh...eh...
Se eu um dia eu fizer psicoterapia, o coitado do psiquiatra irá parar em um hospício...
A outra parte do seu post, nem vou comentar. Você já disse tudo.

Anônimo disse...

Acho que agora tinham que... bem, deixa pra lá.

Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Não vai, não, Ana. No fundo, nós não somos tão alucinados assim. E eles já estão preparados para lidar conosco. Em todo caso, por cautela, procura alguém com alguns anos de experiência profissional.

Tive que deixar, Alexandre. Mas curioso.

Anônimo disse...

Tinham que dar um susto nessa engraçadinha pra ela aprender a não mentir assim. Isso é coisa séria, poderia ter arrumado um motivo mais... sei lá, light, hehe.

Alexandre