terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Para o Livro dos Nomes

Último causo que me foi contado pelo meu amigo, em nossa conversa de ontem à noite.
No cartório em que ele foi registrar o seu filho, chegou um cidadão querendo registrar um garoto também. Apresentando sinais de embriaguez, disse ao escrevente o nome que desejava. O responsável, invocando a prerrogativa que lhe confere a lei, recusou-se a registrar uma criança com o nome apresentado.
Indignado, o homem insistiu. E se justificou. Disse ser fã do ex-governador Almir Gabriel e queria prestar-lhe uma homenagem.
— Então por que o senhor não coloca "Almir", por exemplo? — tentou o escrevente.
— Não! Tem que ser o nome de uma das obras dele!
Sentiu? Tinha que ser o nome de uma das obras do ex-governador. Adivinhe que nome o cidadão queria colocar em seu filho?
Acertou quem pensou em "Alça Viária".
Seria legal, não? Eu me imagino daqui a alguns anos fazendo a chamada em sala de aula.
— Alça Viária Antunes Nogueira?
— Presente!
Prevaleceu a recusa do cartório e o homem foi embora furioso. Tenho a impressão de que, um dia, o garoto ainda sem nome há de lhe ficar muito grato por isso.
Por outro lado, o escrevente que aceitou registrar o Wudrellison não merece nenhuma gratidão...

5 comentários:

Anônimo disse...

Deveria haver algum tipo de regra para dar nome aos filhos. Senão vemos casos como o que você citou por último e ainda pior, como Dionny, Uólace, Istive, Uésdley Ypcylon, Róliudi Wandercleydson e outros parecidos.

Alexandre

Yúdice Andrade disse...

Não te esqueças de "Yúdice Randol", Alexandre.

Anônimo disse...

Tempos passados, li no O LIBERAL que os jovens Alaúverson e Cirnelene fizeram um pacto e se suicidaram. O motivo não dá para saber, mas eu consigo imaginar.

Kenneth

Anônimo disse...

Lembrei de uma boa, que está no livro do meu amigo José Maria Amarante, " Os Mil Achados" :

O cara liga para o hotel e pergunta à recepcionista :
- Minha filha, veja se está hospedado aí um sr. de nome Partenágoras ?
Ela : "Partenágoras de que?"
Ele : "Faz o seguinte : vê em Partenágoras. Se tiver mais de um......deixa, eu desisto"(Moral : vai ver que era"....da Silva")

Ninguém merece.

Kenneth

Anônimo disse...

Seu nome denota algo parecido com Jehujidad, do hebraico. Além disso, acredito que este não é nenhuma tentativa de similaridade com aqueles que citei, querendo puxar para aquele sotaque ingrêis.

Alexandre