quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Feriados em 2011

No meio do turbilhão em que me encontro, soa até meio irônico falar nos feriados do ano que vem, mas o governo federal publicou hoje, no Diário Oficial da União, a portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão fixando os feriados e pontos facultativos de 2011. Só os federais, naturalmente. À lista devem ser acrescentados os feriados estaduais e municipais e os dias de descanso das categorias profissionais que contam com esse alento, tais como os comerciários (30 de outubro, que no próximo ano cairá num domingo e não vai safar os coitados) e, nós, professores (15 de outubro, que cairá num sábado e portanto não vai livrar a nossa cara).
Por aqui, as coisas ficarão assim:

Janeiro
1º, sábado: Confraternização universal (leia-se: ressaca geral por conta dos excessos do réveillon)
O dia 12, quarta-feira, é aniversário de Belém. A data é definida como feriado pelo mundo afora, menos por aqui. Sintomático do pouco caso que o belenense médio tem por sua cidade.


Março
7, 8 e 9, segunda a quarta-feira: o feriado de carnaval é na terça-feira, mas há pontos facultativos antes e depois (na quarta-feira de cinzas, até as 14 horas). Menos na Bahia, você sabe, onde o carnaval dura mais de uma semana e todo mundo acha lindo.

Abril
21 e 22, quinta e sexta-feira: Tiradentes e Paixão de Cristo

Maio
1º, domingo: Dia do Trabalho

Junho
23, quinta-feira: Corpus Christi

Em julho não há feriados, mas o dia 10 deveria ser destinado, por lei, ao descanso, ao convívio familiar e à reflexão sobre a vida, o universo e tudo mais.

Agosto
15, segunda-feira: adesão do Pará à Independência do Brasil (feriado estadual)

Setembro
7, quarta-feira: Independência do Brasil-sil-sil

Outubro (o mês mais ocioso do ano)
10, segunda-feira: vagabundagem pós-Círio sem respaldo em lei
12, quarta-feira: Dia de Nossa Senhora Aparecida
24, segunda-feira: Recírio, supostamente até 12 horas
28, sexta-feira: Dia do Servidor Público

Novembro
2, quarta-feira: Dia de Finados
15, terça-feira: Proclamação da República

Dezembro
8, quinta-feira: Nossa Senhora da Conceição
25, domingo: Natal

Neste segundo semestre de 2010, os feriados nos roubaram vários dias de aula, com amplos prejuízos. Eles pareciam cair sempre no mesmo dia da semana ou eram engolidos pelos enforcamentos. Aparentemente, em 2011 as datas estão mais espalhadas. Infelizmente, é daqueles anos cheios de datas perdidas em sábados e domingos.

5 comentários:

Anônimo disse...

Feriado no dia 10 de julho é muito suspeito de tua parte...hahaha. Vou avisar aos adoradores da vagabudagem pós-círio o que eles acham disso..rsrs.

Rita Helena Ferreira disse...

Esqueceu o dia 08 de dezembro! "Santo" feriado! :)

Anônimo disse...

Mas é claro que o dia 12 de fevereiro deve ser lembrado... Além de aniversário da cidade...

Rafaela Neves disse...

Prof, e o dia 15 de outubro, dia dos professores? O senhor esqueceu? hehehehe...Também faltou o dia 20 de outubro, o melhor dia do ano, meu aniversário...Poderia ser feriado né?!

Yúdice Andrade disse...

Ora, das 21h47, 10 de julho não seria, também, um dia santo, a seu modo?

Já corrigi a omissão, Rita. Obrigado.

O aniversário da cidade é dia 12 de janeiro...

Não me esqueci, Rafaela. A data é mencionada no primeiro parágrafo, mas não é um feriado. Trata-se de um dia de folga para os professores, previsto nas normas coletivas da categoria.