quinta-feira, 24 de março de 2011

Árvore adequada: 3ª candidata



Esta árvore deslumbrante que você vê acima é o ipê amarelo (Tabebuia alba), considerado pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais como "a árvore brasileira mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela". Eu e o amigo Carlos Barretto adoramos registrar a floração dessa maravilha por aí.
Adaptada a todas as regiões do Brasil, o ipê amarelo pode alcançar 30 metros de altura, o que indica a necessidade de cuidados especiais com poda, se optarmos por ela. A seu favor, as raízes profundas e a facilidade de plantio.
Esta espécie me foi mencionada por uma amiga que me deu uma informação auspiciosa. Há algum tempo, ela telefonou para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém e pediu uma árvore que apresentasse basicamente as mesmas características que procuro. E a despeito da demora, a SEMMA fez mais do que ajudá-la: foi lá e plantou a árvore em sua calçada. O espécime já está crescidinho, a esta altura.
Devo lançar mão do mesmo recurso, não sem antes considerar outras alternativas. Mas nem sei se quero continuar a procura. Amarelo é minha cor favorita e o ipê é um deslumbramento para os olhos.

Fonte: http://www.ipef.br/identificacao/tabebuia.alba.asp

4 comentários:

Francisco Rocha Junior disse...

Yúdice,
Não vou te sugerir o que plantar, mas o que não plantar: não planta uma árvore cujas raízes sejam tão grandes que depois causem prejuízo a ti ou a outrem.
Digo isso porque no quintal da minha mãe havia uma mangueira maravilhosa, com todas as consequências de uma árvore de tal espécie: frutos, sombra, passarinhos e... raízes.
A planta cresceu tanto que suas raízes invadiram a casa do nosso vizinho - que tinha optado por usar o espaço que seria de seu quintal para construir uma "puxadinha", digamos assim.
Fato é que o prejuízo estava tão grande para ele que minha mãe, visando evitar uma briga (e ser brigado com o vizinho, meu amigo,não é fácil), resolveu tirar a árvore.
Até hoje, quando vou visitá-la, eu olho para o espaço onde a árvore estava. Entristece.
Abs.

Ana Miranda disse...

Yúdice, sem brincadeira, amarelo sempre foi minha cor predileta.
Boa escolha, agora, haja paciência para varrer as folhinhas bonitinhas amarelinhas...

Yúdice Andrade disse...

Estou com essas preocupações em mente, Francisco. Tomarei todas as cautelas possíveis.

Já estou pensando na rua coalhada de flores amarelas, Ana. Vai ser lindo!

Anônimo disse...

Planta uma samaumeira Yúdice, nem vai dar trabalho. Brincadeiras a parte acho a 2ª candidata mais bonita. Como não temos estações bem definidas no Brasil, mesmo achando o verde e o amarelo bonitos, flores diferentes disso sempre chamam mais atenção e lembram um pouco uma paisagem de filme. Não importando os costumes estrangeiros, mas destoa um pouco do habitual e dá um ar de outono ou primaversa, sei lá, coisa que às vezes precisamos no clima de Belém. Talvez te sintas melhor pensando no clima de outono em NY.