quarta-feira, 2 de março de 2011

Tome cuidado com a sua saúde

Metade dos homens está infectada pelo HPV

Índice de 50% é muito maior do que o registrado em mulheres

Um estudo feito no Brasil, no México e nos Estados Unidos indicou que cerca de 50% dos homens estão infectados com o HPV (papilomavírus humano). O resultado do trabalho surpreendeu os especialistas, pois revelou uma prevalência muito maior que a encontrada em estudos semelhantes com mulheres, entre as quais o porcentual de infecção pelo vírus não ultrapassa 20%.
Esse vírus tem mais de 200 tipos diferentes, capazes de provocar lesões de pele ou em mucosas pelo contato entre genitais e relações sexuais sem o uso de preservativo. Na maior parte dos casos, as lesões podem regredir espontaneamente, mas em outros podem causar lesões associadas ao câncer.

O HPV pode causar câncer em ambos os sexos, mas, nas mulheres, a evolução para displasias (quadro prévio ao tumor) é mais comum. O contágio ocorre principalmente por via sexual, mas, ao contrário do que acontece com o HIV, o uso de preservativo não é tão eficaz.
O estudo analisou 1.159 homens com idades entre 18 e 70 anos. Todos estavam saudáveis ao ingressar no estudo, diz Luisa Villa, coautora do artigo e pesquisadora do Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer e coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV (INCT-HPV), na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Os voluntários não podiam apresentar histórico de câncer no ânus ou no pênis, bem como a presença de verrugas genitais. Também não podiam registrar infecção pelo HIV. Todos residiam na cidade de São Paulo, no sul da Flórida ou em Cuernavaca, no México.
José Eduardo Levi, do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, na USP, diz que "a maioria das pessoas pensa que HPV é um vírus associado predominantemente às mulheres".

– Esse estudo revela que os homens são os principais infectados.
Levi não participou do estudo, mas há vários anos pesquisa testes moleculares para HPV.

2 comentários:

Ana Miranda disse...

Não há como fugir da camisinha...
Como é bom ter parceiro fixo!!!

Yúdice Andrade disse...

Preciso dizer, Ana: desde que o parceiro também nos tenha como fixos!